Redação Pragmatismo
Direita 14/Abr/2023 às 06:00 COMENTÁRIOS
Direita

Demissão de Sikêra Jr. representa o fim da maior expressão do bolsonarismo na TV

Publicado em 14 Abr, 2023 às 06h00

Na TV aberta, a mais fiel tradução do bolsonarismo era Sikêra Jr., um personagem estridente que apresentava um show de baixarias a título de programa de notícias policiais. Nos próximos dias, os telespectadores estarão livres dessa dose diária de barbárie televisiva. Com a derrota de Bolsonaro, o programa e a emissora perderam patrocinadores estatais e uma campanha do Sleeping Giants Brasil espantou os anunciantes privados que restaram

Demissão Sikêra Jr. representa fim maior expressão bolsonarismo TV
Jair Bolsonaro e Sikêra Jr.

Chico Alves, em seu blog

De 2019 a 2022, Jair Bolsonaro exercitou à frente da Presidência da República um comportamento nunca visto por parte dos outros ocupantes do cargo. Confirmando sua índole — que alguns imaginavam que seria domada pelos assessores —, o presidente deu demonstrações diárias de grosseria, machismo, homofobia, mentiras e incentivo à truculência policial.

Esse estilo tosco de encarar o mundo inspirou réplicas em muitos setores da sociedade brasileira. Na TV, a mais fiel tradução do bolsonarismo é o apresentador Sikêra Jr., um personagem estridente, que de segunda a sexta apresenta na Rede TV! um show de baixarias a título de programa de notícias policiais.

A emissora anunciou que o programa de Sikêra Jr. vai sair do ar. Nos próximos dias, os telespectadores estarão livres dessa dose diária de barbárie televisiva.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Com a derrota de Bolsonaro, o programa e a emissora perderam patrocinadores estatais e uma campanha do Sleeping Giants Brasil espantou os anunciantes privados que restaram.

É um alívio.

Entre outros absurdos, Sikêra Jr. se referiu aos homossexuais como “raça desgraçada” e disse a seguinte frase: “já pensou ter um filho viado e não poder matar?”.

Houve bizarrices de todos os tipos. O apresentador exibiu o vídeo de uma égua sendo estuprada e por isso foi acusado de zoofilia, apoiou o uso de cloroquina contra a covid-19, chamou uma telespectadora de “vagabunda” e opinou que mulher que não pinta unha é “sebosa”.

Saiba mais: Governo Bolsonaro repassou R$ 120 mil a Sikêra Jr., mostra documento

A mais frequente manifestação de brutalidade tem sido, no entanto, a comemoração de cada morte provocada pela polícia. Às notícias de que um suspeito foi exterminado, Sikêra Jr. e sua equipe reagem fazendo palhaçadas segurando um cartaz onde se lê “CPF cancelado”.

Em uma dessas performances mórbidas teve a companhia do próprio ex-presidente Bolsonaro.

Segundo informou o jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, a Rede TV! alega que o programa abalou a “reputação” da emissora. Na verdade, o dinheiro dos patrocinadores evaporou e o canal, antes bolsonarista roxo, agora quer se tornar mais palatável a uma possível injeção de verba do governo Lula.

Como se vê, entre os muitos benefícios resultantes da derrota eleitoral de Bolsonaro — como a retomada da luta contra o desmatamento da Amazônia, o fim do negacionismo científico, a reversão da política armamentista, etc, etc.. —, está a interrupção desse turbilhão inacreditável de bolsonarices que diariamente invadia os lares de milhões de brasileiros.

Que Sikêra Jr. e seu inspirador, o ex-presidente, guardem para si as suas baixarias.

Com isso, a programação da TV aberta brasileira fica um pouco menos ruim.

Acompanhe Pragmatismo Político no TwitterInstagram e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS