Redação Pragmatismo
Tecnologia 04/Abr/2023 às 07:08 COMENTÁRIOS
Tecnologia

Clonar HD: para que serve, como funciona e como fazer

Publicado em 04 Abr, 2023 às 07h08

Saiba o que é, exatamente, clonar um HD, ou disco rígido, quando é preciso e como fazer isso com o uso de softwares especializados

Clonar HD que serve como funciona como fazer tecnologia
Imagem: Karolina Grabowska | Pexels

Você já ouviu falar em clonar HD? E clonar disco rígido? Como o próprio nome já indica, é o processo no qual é feita uma cópia de todo o disco. Mas, para que uma pessoa usuária precisa executar este processo? E, sobretudo, como fazê-lo de forma segura?

De forma muito sucinta, clonar HD ou SSD é a criação da cópia exata de todo o seu conteúdo. Sendo assim, abrange sistema operacional, arquivos, programas instalados, configurações e demais dados.

Normalmente, isso é feito quando a pessoa precisa fazer backup dos dados do HD original ou, ainda, transferir todo o conteúdo do disco para outro. Também, em caso de transferência para um computador.

Embora haja diferentes formas de clonar um HD, a mais indicada é usar software especializado. Isso ajuda a garantir que todos os dados sejam copiados corretamente e, assim, nenhum arquivo importante seja perdido ou corrompido durante o processo.

Por isso, trouxemos um breve tutorial do UBackit, software bastante conhecido para esse tipo de aplicação.

O que é clonar um HD?

Como mencionamos assim, clonar o HD, que é o mesmo que clonar um disco rígido, é o processo de copiar todas suas partes, arquivos e dados. Da mesma forma, copia os comandos necessários para inicialização de um sistema. Ou seja, tudo é feito bit a bit.

E para que serve este processo? Existem várias razões pelas quais alguém pode querer clonar um HD, por exemplo:

1. Backup de dados armazenados no disco rígido. Se o original falhar, a cópia clonada pode ser usada para restauração;
2. Migração de dados: na compra de um novo computador ou atualização do disco rígido, clonar o HD antigo para o novo disco rígido ajuda a transferir todos os dados, arquivos e configurações sem a necessidade de reinstalar tudo do zero;
3. Manutenção de computador, por exemplo, se um sistema operacional é corrompido ou instável. A clonagem permite que o usuário reverta para uma versão anterior sem, no entanto, perder dados ou configurações personalizadas;
4. Distribuição de imagens de software, principalmente para empresas e organizações que precisam implantar inúmeros computadores com o mesmo software pré-instalado. Assim, podem usar uma imagem clonada de um HD para distribuir a configuração a vários sistemas. Na prática, economiza tempo e esforço, pois não é necessário instalar o software manualmente em cada máquina.

Obviamente, o processo demanda tempo e cuidado, bem como espaço suficiente para armazenar a cópia no destino. Por isso, a pessoa pode escolher entre copiar manualmente os arquivos para outro disco rígido ou usar software especializado.

Como clonar um disco rígido?

Para efeitos didáticos, usaremos o modus operandi do UBackit, software da Wondershare indicado para clonagem de HD. A seguir, trataremos do passo a passo tanto para cópia de disco para GPT quanto SSD.

Passo a passo para clonar HD MBR para GPT

1. Primeiro, instale o software na sua máquina e, em seguida, inicialize o programa;
2. A partir daí, selecione o disco MBR que será clonado, clicando no botão “Selecionar”;
3. No próximo passo, selecione o disco GPT que será usado como destino dos dados. A recomendação é de que seja usado um disco externo que tenha espaço suficiente de armazenamento;
4. Clique no botão “Backup” e aguarde a finalização da cópia.
O usuário é avisado, por meio de notificação, quando a clonagem é concluída.

Passo a passo para clonar HD ou SSD

Agora, trataremos do tutorial de como clonar HD ou SSD, também usando o Wondershare UBackit. Como você verá, sua interface é simples e intuitiva, bem como de fácil acesso.

1. Instale o software na sua máquina e, logo depois, inicialize o programa na sua máquina;
2. A partir daí, selecione, entre as unidades disponíveis, aquela que será usada para backup, seja C/D/E/F. Para isso, clique no botão “Selecionar”;

Clonar HD que serve como funciona como fazer tecnologia

3. No próximo passo, selecione o disco que será usado como destino dos dados. O ideal é de que seja externo que tenha espaço suficiente de armazenamento;
4. Clique no botão “Backup” e aguarde a finalização da cópia.

Clonar HD que serve como funciona como fazer tecnologia

O usuário é avisado, por meio de notificação, quando a clonagem é concluída, mas você pode acompanhar o andamento ainda na tela. Além disso, é possível restaurar e gerenciar os backups pelo painel do UBackit.

Conclusão

Em suma, clonar um HD é uma forma de fazer uma cópia idêntica de todos os dados armazenados em um disco rígido para outro ou, ainda, um computador. Isso é feito para backup ou migração de dados, manutenção de computador ou distribuição de software.

O processo é feito manualmente ou por software, como UBackit, o que é melhor recomendado. Isso porque ajuda a garantir que todos os dados sejam copiados corretamente e, assim, nenhum arquivo importante seja perdido ou corrompido durante o processo.

Recomendações

COMENTÁRIOS