Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 04/Mar/2023 às 14:53 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Vereadora é encontrada morta ao lado do namorado; polícia acredita em feminicídio

Publicado em 04 Mar, 2023 às 14h53

Vereadora Yanny Brena era presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Polícia afirma que a parlamentar tentou terminar o relacionamento recentemente, mas o homem não aceitava. Corpos estavam de mãos dadas; Rickson era fã de vaquejadas e de armas de fogo

Yanny Brena
Rickson e Yanny Brena

A vereadora Yanny Brena, de 26 anos, foi encontrada morta nesta sexta-feira (3) ao lado do namorado Rickson Pinto, de 27 anos. A parlamentar era presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (CE).

Os corpos foram encontrados pela empregada da casa de Yanny, na sala de jantar. O casal estava junto desde 2020 e não tinha filhos. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte está a frente das investigações.

Yanny era médica e estava em seu primeiro mandato como vereadora pelo Partido Liberal (PL). Rickson era natural de Natal (RN), tinha uma filha de um relacionamento anterior e era fã de vaquejadas. Nas redes sociais, ele postava vários conteúdos participando dos eventos.

A empregada doméstica que trabalhava para o casal foi a primeira pessoa a encontrar os corpos e comunicou às autoridades. Os corpos foram encontrados com cordas, e os dois estavam de mãos dadas.

O laudo oficial não foi divulgado até o momento pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Não há informações sobre eventuais ferimentos causados por arma de fogo. Não havia sinais de invasão na casa. No entanto, a polícia afirma que o corpo de Yanny tinha marcas de agressão e de defesa, o que aponta para luta corporal.

A principal linha de investigação é de feminicídio seguido de suicídio, ou seja, Yanny teria sido assassinada e, em seguida, Rickson teria cometido suicídio.

Testemunhas relataram às autoridades policiais que, desde domingo (26), a vereadora tentava encerrar o relacionamento, porém Rickson não aceitava o término. De acordo com Carlos Gilvan, tio da vereadora, os pais dela eram contra o namoro. “Ela saiu de casa com esse rapaz e o pai e a mãe não aceitavam esse relacionamento”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Rickson já possuía antecedentes criminais por posse ilegal de arma de fogo. Além de ser admirador de vaquejadas, o rapaz era um entusiasta do armamento.

Conforme assessores da vereadora, Yanny Brena não presidiu a sessão de quinta-feira (2) da Câmara de Juazeiro do Norte e estava sem contato com os colegas de trabalho desde o dia anterior.

Nas redes

A primeira aparição pública de Yanny e Rickson nas redes sociais ocorreu em 10 de novembro de 2021. Os dois publicaram uma foto em que aparecem montados em cavalos.

Na ocasião, a vereadora colocou na legenda: “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. ( 1Co 13:7)”. Rickson respondeu a namorada com o comentário: “Deus Aqui está ela, a menina mulher dos meus sonhos guarda ela sempre pra mim. 🙏🏼🤍 Te amo!”.

No mesmo dia ele publicou a mesma foto, seguida da legenda: “O percurso do amor verdadeiro nunca foi tranquilo. 🙏🏼Deus obg por essa mulher maravilhosa que você botou na minha vida . Te amo”.

Velório

O velório da vereadora foi marcado pela comoção de familiares e amigos da jovem. O deputado federal Yury do Paredão (PL), irmão da vereadora, chegou ao local por volta das 9h30. Ele não falou com a imprensa.

Por volta das 11h Yanne foi sepultada no Cemitério Parque Anjo da Guarda, na mesma cidade. Antes houve uma celebração religiosa. Enquanto o corpo dela era enterrado, foram jogadas pétalas de rosas de um helicóptero.

Recomendações

COMENTÁRIOS