Redação Pragmatismo
Saúde 18/Mar/2023 às 09:41 COMENTÁRIOS
Saúde

Jogador de boliche passa mal, descobre câncer e morre 3 dias depois

Publicado em 18 Mar, 2023 às 09h41

Jovem de 21 anos passou mal enquanto fazia esteira numa academia. Ao passar por exames médicos, foi informado de que tinha e morreu no hospital três dias depois

Daniel Donnan cancer testiculo
Daniel Donnan

Um jovem de apenas 21 anos morreu três dias após descobrir um câncer nos testículos. O irlandês Daniel Donnan era jogador de boliche e estava na academia quando passou mal e precisou de atendimento médico. As informações são do Daily Mail.

Daniel foi informado de sua condição um dia após ser hospitalizado, no dia 9 de março. A doença já tinha se espalhado para seu cérebro e pulmões.

Os médicos pretendiam transferi-lo para outra instituição, para tentar uma quimioterapia de emergência. Entretanto, a doença foi mais rápida e o vitimou antes que pudesse ser submetido ao tratamento.

Amigos disseram que ele mandou uma mensagem do hospital dizendo que se sentia bem. Donnan, porém, faleceu na segunda-feira (13) após uma hemorragia cerebral. “Daniel estava na academia e começou a perder força no lado direito do corpo depois que saiu da esteira”, contou o irmão, Curtis Donnan, à imprensa local.

“Ele sentiu se sentiu mal e foi levado às pressas para o Hospital Ulster, onde fizeram uma varredura em seu cérebro que mostrou que havia sangramentos. Daniel fez uma ressonância magnética na sexta-feira e depois passou por uma tomografia computadorizada e ultrassom.”

Donnan se destacou como jogador de boliche e ganhou vários títulos com seu clube de boliche local, sendo nomeado vice-campeão sub-25 pela Associação de Boliche da Irlanda do Norte, em 2018.

Câncer de testículo

De acordo com o guia brasileiro de oncologia, alguns homens não apresentam qualquer sintoma do câncer de testículo e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, a doença pode ser diagnosticada por exames de imagem feitos para diagnosticar, por exemplo, a causa da infertilidade.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

1. Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

2. Crescimento ou dor na mama. Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

3. Puberdade precoce. Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pêlos faciais e corporais em uma idade precoce.

Recomendações

COMENTÁRIOS