Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 17/Mar/2023 às 08:24 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Globo é elogiada por expulsar MC Guimê e Sapato do BBB, mas recebe críticas por exposição da vítima

Publicado em 17 Mar, 2023 às 08h24

Participantes expulsos do BBB figuravam entre os favoritos para vencer essa edição. Eliminação por importunação sexual foi bem recebida pela crítica e pelo público, mas TV Globo foi criticada pela forma que conduziu o caso: "Vítima foi excessivamente exposta e se sentiu culpada"

MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB
MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB

A Rede Globo expulsou do BBB na noite desta quinta-feira (16/03) os participantes MC Guimê e Cara de Sapato. Eles saíram do programa por importunação sexual contra Dania Mendez.

“O BBB 23 respeita a opinião da convidada, mas também tem seu posicionamento sobre os envolvidos. Nós temos na nossa casa uma convidada, uma visitante, mas acima de tudo, uma mulher. E como todas as mulheres, merece respeito absoluto. Nós conversamos com a Dania, muito obrigada pelos esclarecimentos, mas a partir de tudo que vimos e ouvimos, nós não gostamos. Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites, aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados”, disse o apresentador Tadeu Schmidt ao anunciar as expulsões.

Entenda

MC Guimê e Cara de Sapato foram acusados de avançar sobre Dania Mendez e importuná-la sexualmente. O funkeiro acariciou o bumbum e as costas da apresentadora algumas vezes, mesmo sem o seu consentimento. Já Sapato forçou um beijo na mexicana e avançou sobre ela na cama do quarto Fundo do Mar. A produção do BBB chegou a chamar sua atenção.

A eliminação dos participantes foi muito bem recebida nas redes sociais por servir como exemplo de que o assédio, a importunação e qualquer tipo de abuso contra as mulheres não podem ficar impunes. No entanto, internautas criticaram a condução do caso e consideraram que a vítima foi excessivamente exposta.

“Parabéns Rede Globo. Era o mínimo [a expulsão]. Mas erraram feio em expor a conversa com a moça no confessionário. Parem de expor a vítima, de novo, a ‘você se sentiu confortável?'”, escreveu o youtuber e empresário Felipe Neto. “A Globo erra demais a mão nessas horas. Olha o estado que está a VÍTIMA! Não informar o que aconteceu e o real motivo das expulsões é jogar uma bomba na mão da vítima e deixar explodir”, acrescentou.

“Muito importante deixar claro que nada disso é culpa dela. Ela não merece carregar esse sentimento”, postou a atriz Cleo Pirez. “A expulsão do Sapato e Guimê é um recado muito importante para o BBB e futuras edições do programa. Mas a forma como a vítima da situação ficou, mostra que fazer isso ao vivo, sem maiores explicações aos participantes, não foi a forma mais acertada”, pontuou a apresentadora Fernanda Paes Leme. “O corpo da mulher não é público”, disse Fred Nicácio.

“A condução não foi das melhores. Faltou tato do Tadeu Schmidt com a Dania e a culpa recaiu sobre a vítima, tanto que ela ficou aos prantos. A Globo decidiu expulsá-los sem se preocupar com o psicológico das mulheres da casa”, afirmou Ana Paula Renault.

A comunicadora Luciana Bugni disse que Guimê e Sapato eram dois dos seus participantes favoritos do BBB23 e que ela seria amiga de ambos aqui fora. Mesmo assim, ela concordou com a punição. “Esse fato — dois homens foram eliminados do maior reality show do país — é um grande momento para que, via cultura de massa, a gente mude o comportamento ancestral que aceita como inerente algo que é violência”.

A vítima

Dania chorou muito e se sentiu culpada pela expulsão dos participantes após o anúncio. Em conversa com a produção no confessionário, a mulher disse que não tinha se sentido sexualmente importunada por Guimê e Sapato, embora tenha admitido que eles ‘exageraram’ em suas ações.

“Me sinto mal porque tu me conhece, sabe que eu sou coração e essas duas pessoas para mim… Me receberam muito bem, tem uma energia muito bonita e eram muito queridos aqui, Sapatito em especial foi uma pessoa muito boa comigo, independente do beijo que roubou”, disse Dania.

“Me sinto mal por eles, porque como eu, eles têm sonhos e vieram aqui para ter a melhor exposição. Me sinto um pouco mal por eles, porque sei que são boas pessoas. Entendo que aqui eles protegem as mulheres e eu valorizo e agradeço muito isso. Espero com fé em Deus que estejam bem”.

Recomendações

COMENTÁRIOS