Redação Pragmatismo
Notícias 30/Mar/2023 às 08:43 COMENTÁRIOS
Notícias

Alimentos da marca Fugini são suspensos pela Anvisa por falta de higiene

Publicado em 30 Mar, 2023 às 08h43

Ao suspender a fabricação e comercialização dos alimentos da Fugini, Anvisa alegou ter identificado falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, entre outros

alimentos fugini

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os produtos que estão no estoque da Fugini produzidos em uma das unidades da empresa. A medida é válida para os produtos em estoque na fábrica localizada em Monte Alto (SP).

De acordo com a Anvisa, uma inspeção sanitária na fábrica de Monte Alto identificou falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. A medida é preventiva.

A empresa produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas. A Fugini afirma que a inspeção “gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos”. “Respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados”, informou a empresa em rede social.

A Anvisa afirma que, na quinta-feira (30) vai publicar uma resolução para determinar a retirada do mercado os lotes de maionese da marca produzidos na planta de Monte Alto no período de 20/12/2022 a 21/03/2023. O motivo é o uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese.

A medida determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

“Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento”, afirmou a agência.
A inspeção foi realizada de forma conjunta com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto. “Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final”, informou a Anvisa.

“A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação”, afirmou a agência reguladora.

Fugini diz que produtos já comprados podem ser usados

Em nota, a Fugini disse que a vistoria gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos. A Fugini ressaltou que não há lotes com recall e que os produtos já comprados podem ser usados.

A nota da Fugini foi divulgada antes das determinações da Anvisa.

Recomendações

COMENTÁRIOS