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Robotáxis Zoox começam a ser testados em vias públicas abertas dos EUA

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A empresa de transporte sem motorista Zoox da Amazon começou a testar seu robotaxi em vias públicas abertas com funcionários como passageiros

(Imagem: Zoox)

Paulo Amaral, Canaltech

A Zoox, startup de carros autônomos pertencente a Amazon, anunciou que deu início aos testes com seus robotáxis autônomos em vias públicas. A curiosidade, e a principal diferença em relação às outras empresas que também já começaram a colocar os carros sem motorista para rodar, é que estes, além de serem 100% autônomos, também não possuem pedais nem volante.

Segundo a marca, o carro foi “construído para pilotos, e não para motoristas”. A ideia de não colocar controles físicos no carro é clara: limitar ao máximo a necessidade de interferência humana no robotáxi. “Deixe a Zoox cuidar do trânsito, enquanto você desfruta de um passeio tranquilo e relaxante em uma cabine espaçosa, projetada para você”, diz a empresa.

Neste primeiro momento, a autorização do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia foi dada para que os robotáxis transportassem somente funcionários da empresa em um trajeto curto, de aproximadamente 1,6 quilômetro, ligando um prédio da empresa a outro.

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O sucesso da experiência deixou empolgado o cofundador da Zoox, Jesse Levinson, que se mostrou ansioso para, em breve, abrir o serviço ao público em geral: “Ser o primeiro passageiro do mundo em um robotáxi sem controles manuais em uma via pública aberta foi um dos destaques da minha vida. Mal posso esperar para que todos experimentem essa magia”.

Como são os robotáxis da Zoox?

Os robotáxis autônomos e sem comandos físicos da Zoox foram projetados para acomodar quatro passageiros em dois bancos, que são posicionados um de frente para o outro. O carro conta com carregador wireless para smartphones, airbag que infla entre os ocupantes de forma individual, iluminação que informa aos pedestres e outros veículos sobre os próximos movimentos do carro e muito mais.

Segundo a Zoox, as baterias do robotáxi autônomo são de 133 kWh, suficientes para aguentar um dia inteiro de trabalho sem precisar recarregar. Já a condução 100% sem interferência humana é fruto de um conjunto de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração.

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E se for necessário uma intervenção humana em uma situação inusitada, que jamais apareceu nos testes? Segundo Aicha Evans, CEO da Zoox, o robotáxi conta com uma retaguarda pronta para assegurar em 100% a segurança dos ocupantes.

“Se o veículo está em uma situação em que precisa de ajuda porque precisa fazer algo que normalmente não é permitido ou porque não sabe como lidar com uma situação, temos o que chamamos de ‘centro de fusão’. Ele conta com operadores de orientação treinados monitorando tudo, que darão permissão para o carro fazer algo não-programado. Mas o controle seguirá sendo 100% do carro”.

Ainda não há confirmação oficial de quando a Zoox estenderá os testes para os clientes comuns ou expandirá a rota, ainda limitada, para utilização dos funcionários da empresa. Mesmo assim, a ideia é que os robotáxis autônomos e sem comandos físicos se tornem “comuns” nas ruas dentro de um curto espaço de tempo.

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