Redação Pragmatismo
Mundo 15/Fev/2023 às 14:11 COMENTÁRIOS
Mundo

Resgatado de caverna na Tailândia em 2018, menino morre no Reino Unido aos 17 anos

Publicado em 15 Fev, 2023 às 14h11

Resgate de caverna na Tailândia durou mais de duas semanas, mobilizou o mundo e chegou a virar minissérie na Netflix e filme pela Amazon Prime. Menino tinha 12 anos na época do incidente e era capitão do Wild Boars, equipe que ficou presa junto com o treinador na caverna. Atualmente, ele vivia no Reino Unido após ganhar uma bolsa de estudos para jogar futebol

morre menino caverna Duangpetch Promthep
Duangpetch Promthep, ao centro

Morreu nesta quarta-feira (14) um dos 12 meninos resgatados em uma caverna da Tailândia em 2018. Duangpetch Promthep, de 17 anos, faleceu no Reino Unido, para onde se mudou em 2022 após ganhar uma bolsa de estudos para jogar futebol. As informações são da BBC.

O garoto foi encontrado inconsciente no próprio dormitório no domingo (12), foi levado ao hospital e morreu ontem. Ele teria sofrido uma lesão na cabeça durante um treino antes de ser encontrado inconsciente, segundo o jornal South China Morning Post. A informação, porém, não foi confirmada oficialmente.

A Zico Foundation, responsável pela bolsa de estudos do rapaz, usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e confirmar a morte. Os amigos do menino também prestaram condolências.

Em agosto do ano passado, o menino revelou que havia ganhado uma bolsa de estudos para jogar. “Hoje meu sonho virou realidade”, escreveu Dom, como era conhecido, em uma rede social.

Em uma de suas últimas postagens, em janeiro, o jovem mostrou um esboço de seu “kit dos sonhos do time de futebol”, com camisa, short, meias e chuteiras com listras azuis e rosa. Uma matéria do The Guardian dizia que Dom tinha uma forte capacidade de liderança e um ótimo senso de humor.

Sua morte emocionou ex-companheiros. “Você me disse para esperar e ver você jogando na seleção. Eu sempre acreditei que você faria isso”, afirmou Prachak Sutham, um dos meninos que também foi resgatado com Duangpetch em 2018.

O ex-professor do Promthep Supatpong Methigo também lametou a morte pelas redes sociais. “Espero que ele renasça e seja meu aluno outra vez em uma outra vida”, disse, em uma publicação.

Caverna inundada

O time de futebol Moo Pa (javalis selvagens, em tailandês), era formado por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos e por um técnico de 25 anos.

Após um treino em 23 de junho de 2018, o grupo foi até uma caverna no Parque Florestal Tham Luang-Khun, no norte da Tailândia.

Uma chuva repentina e torrencial foi registrada, bloqueando a passagem de volta do grupo e dando início a uma operação de resgate que durou 17 dias, contou com mergulhadores internacionais e membros do Exército tailandês.

Filmografia

O caso foi amplamente documentado no cinema. O excelente filme ‘Treze vidas, O Resgate’ pode ser assistido na Prime Video e tem classificação 8,3 no IMDB. A Netflix também tem uma minissérie sobre o episódio, chamada ‘O Resgate na Caverna Tailandesa’. Na Disney+ também é possível encontrar um documentário a respeito da tragédia.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS