Redação Pragmatismo
Saúde 14/Fev/2023 às 16:16 COMENTÁRIOS
Saúde

Mulher cochila, perde 15 anos de memória e não lembra mais da filha nem do companheiro

Publicado em 14 Fev, 2023 às 16h16

Mulher acordou de cochilo e não tinha mais lembranças dos últimos 15 anos da sua vida, incluindo da sua filha de 5 anos e de seu companheiro. Problema de saúde parece ter saído de um roteiro de filme, mas trata-se de uma condição cerebral rara

Nesh Pillay
Nesh Pillay

Uma mulher de apenas 32 anos enfrenta um problema de saúde que parece ter saído de um roteiro de filme: diagnosticada com uma condição cerebral, Nesh Pillay, moradora de Toronto, no Canadá, tem que ser constantemente lembrada dos últimos anos de sua vida, desde um episódio em que perdeu a memória. As informações são do The New York Post.

Em outubro de 2022, a mulher cochilou enquanto assistia a um filme. Ao acordar, Nesh não tinha mais lembranças dos últimos 15 anos da sua vida, incluindo da sua filha de 5 anos e de seu namorado, Johannes Jakope, de 30.

A canadense pensava ter 17 anos e não conseguia criar novas memórias, esquecendo quase imediatamente tudo que lhe era relatado. Nesh acredita que tenha batido a cabeça antes do ocorrido, mas não se lembra disso. Um neurologista confirmou que ela teve uma concussão e que provavelmente sofreu uma série de convulsões que levaram a uma lesão no cérebro.

Desde então, a vida de Nesh é como o filme “Como se Fosse a Primeira Vez”, estrelado por Drew Barrymore e Adam Sandler. Na história, a protagonista só consegue reter memórias por 24 horas após sofrer um acidente de carro e precisa ser reconquistada diariamente por um interesse amoroso.

“Eu esqueci que tinha uma filha, mas sabia que constantemente me preocupava com o bem-estar de uma criança pequena. Eu dizia: ‘Eu tenho um filho? Eu não sei cuidar de uma criança'”, contou Nesh.

A canadense também perdeu a memória que tinha de Johannes, com quem tinha um relacionamento havia pouco mais de um ano. Por isso, ele precisou “conquistá-la” diversas. Em uma ocasião, ela chegou a confundi-lo com um motorista de aplicativo.

“Tantas pessoas compararam nossa história com ‘Como se Fosse a Primeira Vez’ ou “Para Sempre” e eu vejo as semelhanças – afinal, eu me apaixonei por ele pela segunda vez e provavelmente me apaixonarei pelo resto da minha vida”, contou Nesh.

Processo de recuperação

Nos últimos meses, a mulher recuperou sua capacidade de reter memórias de curto prazo, sendo capaz de manter lembranças da filha e de Johannes. Apesar disso, Nesh relatou que não há muitas opções de tratamento para sua amnésia. Sua rotina de recuperação mental é compartilhada em seu perfil do TikTok, onde possui mais de 35 mil seguidores.

“Como se sabe muito pouco sobre concussões, as opções de tratamento são limitadas. Estou tomando remédios que ajudam com minhas dores de cabeça e problemas de sono, mas, além disso, durmo o máximo que posso”, disse ela.

Nesh afirmou que ainda sofre com os sintomas da lesão cerebral, mas que aprendeu a lidar com eles: “Quando meus sintomas como dores de cabeça, vômitos e tremores corporais começam a surgir, eu paro. Cesso todos os estímulos, coloco fones de ouvido com cancelamento de ruído e pulo na cama”.

Nesh se lembra de já ter sofrido outros acidentes que afetaram seu cérebro no passado. “Quando eu tinha nove anos, sofri um acidente de carro na África do Sul que deixou um corte aberto na minha testa. Os médicos do hospital chamaram um cirurgião plástico para se certificar de que eu estava bem, mas não houve exames cerebrais e não se falou em concussão, então fui mandada para casa naquele mesmo dia. E eu tive quatro ou mais concussões desde então, cada uma mais séria que a anterior, e cada uma instigada por uma pancada na cabeça”, relatou ela.

Apesar das complicações, Nesh afirmou estar focada em seu futuro com Johannes, com quem passou a morar. “Normalmente, quando você escolhe um parceiro, você o faz teoricamente. Você pensa: ‘Sim, em teoria, acho que essa pessoa ficará comigo na saúde e na doença’. Mas a realidade é totalmente diferente. Agora sei, sem dúvida, que Johannes sempre irá me priorizar e me amar. Estou empenhada em fazer o mesmo por ele”, disse ela, emocionada.

Ele ecoa as palavras da mulher, a quem pediu em casamento em janeiro deste ano: “Fico muito grato por ela estar se recuperando bem e por aceitar minha proposta. Mal posso esperar para ver o que o futuro nos reserva, mas tenho certeza de uma coisa: não será chato. Eu faria isso de novo e de novo, se fosse preciso.”

Recomendações

COMENTÁRIOS