Redação Pragmatismo
Lula 07/Fev/2023 às 10:42 COMENTÁRIOS
Lula

Governo dos EUA reserva a Blair House para Lula; residência é oferecida apenas a convidados ilustres

Publicado em 07 Fev, 2023 às 10h42

O governo dos Estados Unidos reservou a Blair House, em Washington DC, para Lula. A residência é oferecida apenas aos convidados internacionais mais importantes que visitam o país. Pouco antes de assumir o cargo de vice-presidente, Kamala Harris morou nela por dois meses, enquanto aguardava que a sua residência oficial fosse reformada

Lula Blair House EUA
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

O presidente Joe Biden (EUA) reservou a Blair House para receber Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Washington DC. A residência é utilizada desde 1942 na recepção de convidados internacionais considerados ilustres e relevantes para a diplomacia do país.

Pouco antes do início da atual gestão democrata, a vice-presidente do país, Kamala Harris morou nela por dois meses, enquanto aguardava que a sua residência oficial fosse reformada.

A Blair House – construída em 1824 para o Dr. Joseph Lovell, o primeiro Cirurgião Geral dos Estados Unidos – é um conjunto de quatro casas geminadas. Em 1985, seus interiores foram redecorados pelos célebres designers Mario Buatta, Mark Hampton e Scott Salvator (designer associado de Buatta).

Dentre os hóspedes conhecidos que já passaram pela Blair House, incluem-se a Rainha Elizabeth II, Justin Trudeau, Margaret Thatcher, Emmanuel Macron e e Vladimir Putin.

Lula embarcará para os Estados Unidos na quinta-feira (9/2). O encontro com o presidente americano está marcado para a sexta-feira (10/2). Além de Biden, o petista deve encontrar parlamentares do partido Democratas.

Acompanharão o presidente na visita a Joe Biden os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente,) Anielle Franco (Igualdade Racial), além do chanceler Mauro Vieira.

Anielle Franco havia pedido para acompanhar Lula por meio de um ofício enviado no dia 19 de janeiro ao chefe da assessoria especial do presidente, Celso Amorim. Anielle justificou que a pasta chefiada por ela simboliza um pilar do novo governo e um “compromisso com a promoção da Igualdade Racial enquanto política de estado”.

A ministra, que é negra, também lembra do histórico da luta antirracista nos Estados Unidos e da mobilização mais recente em torno da morte de George Floyd.

Blair House:

Recomendações

COMENTÁRIOS