Redação Pragmatismo
Lula 15/Fev/2023 às 07:29 COMENTÁRIOS
Lula

Genial/Quaest: 65% aprovam como Lula se comporta na Presidência

Publicado em 15 Fev, 2023 às 07h29

Atos golpistas, preocupação social e defesa dos povos indígenas ajudaram alta aprovação de Lula, mostra primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação do novo governo. Gestão é bem avaliada em todas as regiões do país

lula pesquisa avaliação governo
Lula é bem avaliado na primeira pesquisa Geniak/Quaest (Ricardo Stuckert)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (14) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo/bom por 40% dos brasileiros, enquanto 20% dizem que a gestão petista é ruim/péssima. Os que consideram o governo regular são 24%. Seis em cada dez pessoas acreditam que o atual chefe do Executivo será melhor que Jair Bolsonaro, e 53% acham que este mandato de Lula será melhor que os dois anteriores.

A avaliação positiva é maior entre quem reside no Nordeste (62%), mulheres (44%), pessoas que têm escolaridade até o ensino fundamental (49%) e com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (47%). Já a avaliação negativa é maior no Centro-Oeste (25%), entre pessoas com ensino superior incompleto ou mais (24%) e com renda familiar mensal de mais de cinco salários mínimos (24%).

Ainda segundo o levantamento, 65% dos brasileiros aprovam a maneira como Lula se comporta na Presidência. Os que desaprovam são 29%. Mencionado por nove em cada cem entrevistados, o assunto mais lembrado do primeiro mês de governo é a ação contra o garimpo nas terras dos yanomamis.

O jornalista Tales Faria considera que a boa avaliação de Lula, que foi eleito na eleição mais disputada da história do Brasil, tem a ver com os ataques a golpistas em Brasília em 8 de janeiro. “Caiu bastante o índice de aprovação do Bolsonaro em função dos atos antidemocráticos. Tudo o que os bolsonaristas aprontaram nesse período, nesse um mês e meio, ajudou o Lula. Esse que é o fato agora: o Lula está sendo ajudado pelo Bolsonaro”.

“Essa pesquisa ainda não consegue mostrar o que Lula fez ou não fez, porque o governo acabou de começar. Ela está mostrando simplesmente o que Lula reverteu de errado do governo Bolsonaro”, acrescenta.

Veja recortes da pesquisa:

— 38% não notam diferença entre o governo de Lula e Bolsonaro, com 33% afirmando que a nova gestão é melhor do que o esperado.

— Os maiores problemas do Brasil, segundos os entrevistados, são a economia (30%) e as questões sociais (29%).

— 11% se preocupam mais com a saúde e covid-19, 8% com a corrupção, 7% com outros assuntos, 6% com a violência, 4% com a educação e 4% não responderam.

— Além disso, 64% responderam que o novo governo se importa “com pessoas como você”, com 33% afirmando que não.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Recomendações

COMENTÁRIOS