Redação Pragmatismo
Religião 13/Fev/2023 às 16:06 COMENTÁRIOS
Religião

4,8 mil crianças foram sexualmente abusadas pela igreja católica em Portugal, mostra relatório

Publicado em 13 Fev, 2023 às 16h06

Comissão formada pela própria igreja católica apresentou relatório final sobre abusos sexuais de crianças. Segundo o documento, 77% dos abusadores eram padres. Os outros tinham algum tipo de ligação com a igreja. A comissão de Portugal iniciou seu trabalho após um relatório na França revelar que 3.000 padres e autoridades religiosas abusaram sexualmente de mais de 200.000 crianças

abusos igreja católica portugal
(Imagem: DN Notícias)

com informações da Reuters

Pelo menos 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por integrantes da Igreja Católica portuguesa — a maioria por padres — nos últimos 70 anos, segundo um relatório publicado nesta segunda-feira pela comissão que investiga o assunto, com o texto acrescentando que as descobertas são a ponta do iceberg.

“(Queremos) prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso durante a infância e ousaram dar voz ao silêncio”, disse o psiquiatra infantil Pedro Strecht, que presidiu a comissão. “Eles são muito mais do que uma estatística.”

Strecht afirmou que os 4.815 casos foram o número “mínimo absoluto” de vítimas de abuso sexual por membros do clero em Portugal desde 1950.

A maioria dos perpetradores (77%) eram padres e a maioria das vítimas eram homens, disse Strecht, acrescentando que foram abusados em escolas católicas, igrejas, casas de padres, confessionários, entre outros locais.

A maioria dos abusos sexuais ocorreu quando as crianças tinham entre 10 e 14 anos, sendo que a vítima mais jovem tinha apenas dois anos de idade.

José Ornelas, chefe da Conferência Episcopal, assistiu à apresentação do relatório final e responderá ainda na segunda-feira. A Igreja já havia dito que estava preparada para “tomar as medidas apropriadas”.

A Igreja Católica portuguesa foi abalada no ano passado por casos de suposto acobertamento de abuso sexual, inclusive por bispos que permanecem ativos em cargos na igreja. A comissão disse que está preparando uma lista de padres acusados que ainda trabalham.

A comissão portuguesa iniciou seu trabalho em janeiro de 2022, após um relatório na França revelar que cerca de 3.000 padres e autoridades religiosas abusaram sexualmente de mais de 200.000 crianças.

Recomendações

COMENTÁRIOS