Redação Pragmatismo
Direita 10/Jan/2023 às 00:54 COMENTÁRIOS
Direita

Tutinha renuncia ao comando da Jovem Pan após ataques golpistas em Brasília

Publicado em 10 Jan, 2023 às 00h54

Dono da Jovem Pan renuncia após ser acusado de apoiar terrorismo. Saída de Tutinha é vista como estratégia para reabilitar a emissora, abalada com a saída de vários anunciantes, a desmonetização no YouTube e inquéritos no MPF

Tutinha jovem pan
Tutinha

O empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, renunciou ao cargo de presidente do grupo Jovem Pan nesta segunda (9/1). Portanto, quem assumirá a presidência será Roberto Araújo, CEO do grupo desde 2014. O canal de comunicação é conhecido por disseminar a desinformação e foi alvo até de desmonetização por parte de Justiça. A informação foi confirmada pelo portal UOL.

A decisão do empresário ocorreu um dia após os atos terroristas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. A cobertura da Jovem Pan sobre o atentado foi, inclusive, alvo de críticas. Mesmo com a renúncia, Tutinha permanece como maior acionista do grupo.

Desde a estreia da emissora, em outubro de 2021, os comentaristas da Jovem Pan são apontados como propagadores de fake news, incentivadores de atos bolsonaristas e amplificadores do discurso golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas, STF, vacinação e o resultado eleitoral.

Na campanha, a Jovem Pan inclusive foi alvo de decisões da Justiça Eleitoral determinando direito de resposta à campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Especula-se que a saída de Tutinha do comando da Jovem Pan seja uma manobra para reabilitar a emissora, abalada com a saída de vários anunciantes e a desmonetização no YouTube.

Ao longo do domingo (8), durante os ataques terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, a internet foi inundada por acusações contra a Jovem Pan. Alguns comentaristas da emissora sinalizaram simpatia por uma guerra civil durante a transmissão dos atos terroristas.

Nesta segunda (9), o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar a conduta da emissora.

Recomendações

COMENTÁRIOS