Redação Pragmatismo
Saúde 13/Jan/2023 às 13:29 COMENTÁRIOS
Saúde

Restaurantes de Goiás compravam de abatedouro que misturava carne de cavalo com porco

Publicado em 13 Jan, 2023 às 13h29

Abatedouro misturava carne de cavalo com porco para vender a restaurantes. Em operação deflagrada na quarta-feira, a Polícia Civil encontrou um cavalo recém-abatido, parcialmente sem o couro e com vísceras expostas, além de outro animal adulto pronto para o abate

Restaurantes Goiás compravam abatedouro misturava carne cavalo porco
Abatedouro misturava carne de cavalo com porco (Imagem: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás investiga um abatedouro clandestino de animais suspeito de vender carne de cavalo misturada a carne suína. O estabelecimento ficava na zona rural de Hidrolândia, na região metropolitana de Goiânia.

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar foi realizada na quarta-feira (11) e cumpriu dois mandados de busca e apreensão no abatedouro e na casa do suspeito, que fica em Aparecida de Goiânia.

O autor foi identificado e teve o carro, documentos e telefone celular apreendidos, assim como junto aos produtos encontrados no local, mas não teve o nome revelado pela polícia.

Ao Popular, o delegado Sérgio Henrique Alves explicou que o abatedouro clandestino era investigado há cerca de seis meses, e que o investigado já foi preso pelos mesmos crimes. No entanto, até então, ele não havia sido flagrado comercializando a carne imprópria para consumo. Após a abordagem policial, o homem conseguiu fugir.

Segundo informou a Polícia Civil, um cavalo recém-abatido, que teve parte do couro arrancada deixando a face, patas e vísceras expostas, foi encontrado no abatedouro clandestino. Também havia no local outro cavalo adulto pronto para o abate, e um terceiro animal em condições de maus-tratos: magro, sem acesso à água, e amarrado de forma que dificultava a sua alimentação.

No local também foram encontradas máquinas de moer carne e de fazer linguiça. Já na casa do investigado, em Aparecida de Goiânia, foram apreendidos cerca de 80 quilos de carne suína, misturada com a carne de cavalo para diferenciar o sabor. Também foram apreendidos documentos, o carro do suspeito e um telefone celular.

Leia também: Produção de proteína animal é um dos maiores problemas da humanidade

Ainda de acordo com a PC, os documentos e anotações de contabilidade encontrados na casa do investigado permitiram identificar possíveis compradores, entre restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A polícia não informou os nomes dos estabelecimentos que compravam os produtos.

Crimes

O responsável pelo abatedouro está respondendo inquérito policial pelos crimes de maus-tratos a animais com morte do animal; crime de construção de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização legal; bem como o crime de vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo. Caso ele seja condenado, as penas somadas podem ultrapassar dez anos de prisão.

Com G1 e Uol

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS