Danilo Espindola Catalano
América Latina 12/Jan/2023 às 09:06 COMENTÁRIOS
América Latina

O que está por trás dos conflitos latino-americanos?

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 12 Jan, 2023 às 09h06
que está trás conflitos latino-americanos guerra terrorismo extrema direita
Imagem: André Borges | EFE

*Danilo Espindola Catalano

Os atos antidemocráticos e terroristas nos prédios dos três poderes brasileiros, ( que tiveram seu prelúdio com os distúrbios no dia 15 de dezembro de 2022, em que queimaram carros e entre outras coisas, ou seja, foi um ato enunciado e que nao houve preparo para antecipá-lo) deixaram um enorme prejuízo simbólico, histórico e principalmente para os cofres públicos, o que poderá fazer com que o povo indignado com os atos, tenham que pagar pela atitudes de uma minoria inconsciente, que não aceita a lógica democrática de que a maioria vence e a minoria ficar quieta aceitando o governo eleito por quatro anos, assim como tivemos que fazer em 2018, mesmo assistindo dia a dia o país retrocedendo principalmente nas questões sociais.

Assim como nos mostrou Robert Dahl, cientista político norte-americano nos mostra que a democracia nao é uma forma de governo que é justa com todo mundo, pois nem todos ficarão felizes com tudo e por isso, ela em si, seria impossível a sua existência, por ser impossível englobar a todos e fazer com que nao haja divergências, por elas serem essencialmente humanas e por isso, o que existiria na verdade seria a Poliarquia. Ou seja, uma espécie de “ditadura da maioria”.

Em dezembro, também houve no Peru a destituição do presidente Pedro Castillo, que como comentei em um texto anterior, o ato foi infantil e desesperado, mas que na verdade nao foi um ato ditatorial,  mas a resposta a uma crise política muito mais complexa do que apenas destituir um presidente e parece, que com a posse de Dina Boluarte, a resposta dessa minha análise, escancarando o verdadeiro problema que nao é exclusividade do executivo do país, mas de toda uma política, que já nao mais atende as necessidades da população peruana.

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

Há suas diferenças nos protestos, principalmente porque os protestos no Peru são protagonizados por pessoas de esquerda que nao aceitam mais os problemas da política nacional, que se caracteriza pela culpabilização do legislativo pelo executivo pelas mazelas da política nacional. Sendo que como dizem estes mesmos protestantes, a culpa é dos dois e hoje de Dina Boluarte.

Já no Brasil, temos uma desorientação social, para nao analisar de forma pejorativa, pois a animosidade dessas pessoas que chegaram a defecar em público é muito além de revoltante. As pessoas adentraram nos prédios mais importantes da política nacional, destruindo não só o governo atual, mas toda a nossa identidade nacional, isso é amor à pátria? Que pátria? Se destruíram tudo.

A violência no Brasil é protagonizada apenas pela destruição destes prédios e importantes objetos e obras nacionais, já no Peru, ela está sendo explicitamente física, com diversas mortes nos confrontos e principalmente múltiplos feridos por parte da polícia, que no Brasil se acredita, até mesmo, que ela tenha sido conivente com os terroristas.

Mas a mensagem importante desses protestos, é a de que estamos em um momento delicado da história latino-americana e que devemos observar com olhos críticos, que percebam o principal conflito que se está sendo protagonizado, que é o nascimento juvenil de um extremismo semelhante ao fascismo ou o nazismo, que se caracteriza de maneira diferente do século XX para o século XXI e as forças de esquerda que tomaram posso no início do século, mas ao mesmo tempo a vivencia da democracia europeizada, que ainda vive e pulsa nos corações do povo americano, desde a Revolução Francesa e as diversas independências nacionais.

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS