Redação Pragmatismo
Notícias 20/Jan/2023 às 11:31 COMENTÁRIOS
Notícias

Polícia Federal prende Ramiro Caminhoneiro, coordenador dos ataques do dia 8 de janeiro

Publicado em 20 Jan, 2023 às 11h31

Ramiro Caminhoneiro foi um dos alvos da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira. Nas redes, ele pedia doações e arrecadava dinheiro para financiar os atos golpistas e coordenou caravanas para os ataques de 8 de janeiro. Registros mostram que o criminoso foi recebido por Bolsonaro no Alvorada pelo menos três vezes

Ramiro Caminhoneiro Bolsonaro

Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, conhecido com Ramiro Caminhoneiro, é um dos alvos da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (20).

Candidato a deputado federal pelo PL de São Paulo no último pleito, Ramiro se apresenta nas redes sociais como “um patriota a serviço do transporte”. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, ele recebeu R$ 150,9 mil em recursos na última campanha. Em 2018, também concorreu a deputado federal pelo PSL, sigla pela qual Bolsonaro se elegeu presidente à época.

Em postagens recentes em seu perfil no Instagram, com quase 70 mil seguidores, Ramiro Caminhoneiro incita a participação nos acampamentos antidemocráticos instalados nas portas de unidades militares desde a eleição do presidente Lula, no ano passado.

O bolsonarista chegou a entrar no ginásio da Polícia Federal em Brasília que abrigou por dois dias bolsonaristas detidos nos atos terroristas. No local, Ramiro gravou um vídeo em que descrevia o ambiente como ‘campo de concentração’, pedia mais dinheiro e desafiava as instituições brasileiras, sobretudo o judiciário.

De acordo com um levantamento feito pela ‘Palver’, empresa responsável por monitorar anonimamente 17 mil grupos públicos de conversas políticas no país, o nome “Ramiro Caminhoneiro” foi mencionado pelo menos 82 vezes em grupos de aplicativos de mensagens usados por bolsonaristas para organizar as caravanas para Brasília (DF).

Ramiro Caminhoneiro aparece como organizador das caravanas bolsonaristas. “Quem precisar de ônibus para Brasília, só chamar no WhatsApp. 11 (número ocultado por questões de segurança). Ramiro Caminhoneiro está disponibilizando 3.000 Onibus (sic)”, diz uma das mensagens mais virais no WhatsApp.

Outro levantamento feito pela Lagom Data aponta que o simpatizante do ex-presidente é sócio de duas empresas do ramo de transportes.

Ramiro Caminhoneiro já foi recebido por Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada pelos menos três vezes. De acordo com a Agência Sportlight, em 6 de agosto de 2021, “Ramiro Caminhoneiro” cruzou o portão do palácio às 7h53. Não há o registro com o horário de saída. Já em 13 de janeiro de 2022, a entrada foi às 7h39, deixando o local às 8h37. Ele também esteve no Alvorada em 2019.

Em seu canal de youtube, onde publica vídeos conclamando golpes, desafiando e ofendendo ministros do STF e especialmente Alexandre de Moraes, deixou claro no dia 3 de janeiro deste ano que algo estava para acontecer. “A coisa vai começar nos próximos dias”, antecipando a tentativa de golpe de cinco dias depois. Não satisfeito, legendou: “09/01/2023 em diante o Brasil vai parar”.

Recomendações

COMENTÁRIOS