Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 26/Jan/2023 às 10:07 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Jovem que denunciou Daniel Alves por estupro desabafa: "Quero prisão, não dinheiro"

Publicado em 26 Jan, 2023 às 10h07

"Eu tenho a sorte de ter boas condições de vida e não quero indenização, quero prisão". Advogada da jovem alertou que, segundo a lei espanhola, ela teria também direito a ressarcimento financeiro, mas ela permaneceu contundente: "Se tiver dinheiro de indenização envolvido, eu não vou contratar você". A vítima está em tratamento psiquiátrico e continua tomando medicamentos para evitar infecções sexualmente transmissíveis

Daniel Alves
Daniel Alves (Instagram)

Daniel Alves continua preso na penitenciária Brians 2, em Barcelona, enquanto aguarda as investigações da justiça espanhola, no caso em que é acusado ter estuprado uma jovem de 23 anos no dia 30 de dezembro de 2022.

Em entrevista ao portal UOL, Ester Gacía Lopez, advogada da vítima, detalhou as acusações contra o jogador brasileiro. De acordo com a defensora, Daniel Alves não utilizou camisinha durante o estupro.

A advogada também afirmou que a jovem não quer ter a identidade revelada e não tem interesse em reparações financeiras. “Ela me olhou e disse: ‘Ester, eu tenho a sorte de ter boas condições de vida e não quero indenização, quero prisão’. Eu disse que ela tinha direito, apesar de não querer, mas ela permaneceu contundente. ‘Se tiver dinheiro de indenização envolvido, eu não vou contratar você'”.

Segundo a advogada, a mulher tem feito tratamento psiquiátrico, e feito uso de antivirais para evitar infecções sexualmente transmissíveis -uma vez que, ainda de acordo com Ester, Daniel Alves não teria usado camisinha durante o estupro. O principal desafio da advogada tem sido distanciar a mulher dos noticiários. “Tentamos preservá-la a todo custo”.

“Ela está recebendo apoio psicológico por meio de uma entidade pública especializada em tratar vítimas de violência. O hospital prescreveu todo um tratamento dirigido a evitar qualquer tipo de doença infecto-contagiosa, porque não foi utilizado nenhum preservativo. Ela também tem um tratamento farmacológico com ansiolíticos para poder dormir, mas me disse que não consegue desde o depoimento”, afirmou Lopez.

Ainda de acordo com a advogada, o depoimento da jovem foi determinante para a prisão do jogador brasileiro logo após se apresentar a juíza do caso, em Barcelona, e impressionou pelo compromisso com detalhes que foram comprovados pela perícia.

“Ela deu um depoimento conciso, sem qualquer contradição, e isso é raro. Muitas mulheres sofrem de estresse pós-traumático e esquecem detalhes, se lembram depois, e isso não invalida a verdade. Mas no caso dela, isso não aconteceu. Ela se lembrava de tudo, do início ao fim. Isso, junto à possibilidade de fuga por parte do senhor Alves, que tem uma condição financeira favorável e dupla nacionalidade, foram determinantes para a prisão.”

Por fim, Lopez enalteceu a justiça espanhola e criticou Daniel Alves. “Há alguns personagens públicos que se acham acima do bem e do mal, que acham que ninguém nunca acreditaria em uma garota como minha cliente. Há muitas mulheres que não denunciam quando se trata de um personagem público por causa da dificuldade em nível emocional e judicial. Mas acho que neste caso, acabe como acabe —espero que acabe com uma condenação—, a prisão sem fiança já é exemplar.”

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS