Redação Pragmatismo
Notícias 27/Jan/2023 às 13:52 COMENTÁRIOS
Notícias

Idosa que defecou no STF e disse que ia "pegar o Xandão" é presa pela Polícia Federal

Publicado em 27 Jan, 2023 às 13h52

Bolsonarista que quebrou tudo em Brasília e disse que ia "pegar o Xandão" é presa pela Polícia Federal em Santa Catarina. Fátima de Tubarão tem ficha corrida no crime: acumula denúncias por falsificação, estelionato e já foi condenada por tráfico com envolvimento de menor de idade

Fátima de Tubarão
Fátima de Tubarão

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27) em Santa Catarina a bolsonarista que ficou conhecida nas redes como ‘Fátima de Tubarão’. A idosa de 67 anos aparece em diversos vídeos dentro do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro.

Em um dos vídeos virais dos invasores dos Três Poderes, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza aparece dizendo: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!” — em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Depois que o vídeo viralizou, foi descoberto que “Dona Fátima” tem antecedentes criminais: ela foi condenada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014.

Nas redes sociais, ela tem múltiplos perfis e se apresenta mais como Fátima Mendonça —com o uso do sobrenome “Jacinto” em alguns perfis, bem como no Instagram. As publicações do perfil mais recente mostram o apoio de Fátima a pautas bolsonaristas, como o voto impresso e a paralisação de caminhoneiros após as eleições 2022.

A PF cumpre hoje mandados de prisão, busca e apreensão, expedidos pelo STF. A força-tarefa mira envolvidos que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas que destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Até o momento, seis pessoas foram presas.

Fátima de Tubarão acumula denúncias por estelionato e falsificação, e foi condenada a mais de 4 anos de prisão em regime semiaberto. Após recorrer, a pena foi diminuída para 3 anos e 10 meses em restrições de direitos e prestação de serviços à comunidade.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina descreve como a mulher foi descoberta por PMs que faziam vigília na região, conhecida pelo tráfico de drogas em Tubarão.

RELEMBRE: Fátima de Tubarão condenada por tráfico de drogas

Recomendações

COMENTÁRIOS