Redação Pragmatismo
Educação 06/Jan/2023 às 08:59 COMENTÁRIOS
Educação

Dicas para os estudantes passarem nos exames

Publicado em 06 Jan, 2023 às 08h59

Conheça algumas dicas e conselhos importantes para passar nos exames e ter sucesso acadêmico. Escola, planejamento, calendarização, revisões e estudo em grupo são algumas das sugestões

As dicas essenciais para passar nas provas escolares

Estudar deve ser encarado como uma profissão. Exige sacrifício, tempo e dedicação. Só assim o aluno vai poder ser bem sucedido, tanto no decorrer do curso, como nas provas finais.

No entanto, a par desse tempo e dedicação, existem algumas dicas úteis que podem facilitar a vida estudantil e permitir aos alunos passarem nas provas de uma forma mais fácil.

Repare, não basta ao aluno afirmar que “faço trabalhos de faculdade, escolares e acadêmicos“, ele tem que aprender, antes demais, como fazer estes trabalhos. Mais ainda, ele deve perceber como esses trabalhos são essenciais para provas escolares mais fáceis e descomplicadas.

Dicas para estudantes passarem exames escola
Imagem: Pexels

A escola no cerne da questão

A verdade é que, antes das dicas úteis ou dos conselhos essenciais para passar nas provas, a primeira premissa para um estudo de qualidade é a escola.

Cada vez mais se exige que a escola apresente boas práticas, não só a nível de aprendizado, como a nível interpessoal. Estamos falando, mais do que o estudo ou a matéria lecionada, de colaboração, civismo, cidadania e ética.

Pode até parecer desajustado, mas todos estes elementos permitem uma integração escolar correta que, por sua vez, leva a uma aprendizagem mais fácil. Ou seja, um aluno integrado e feliz no seio escolar, vai aprender com mais vontade, vai ter mais disponibilidade mental para a escola e para a vida escolar. Assim, assimilar matérias será mais simples e, portanto, passar nas provas escolares será mais fácil.

Planejar

A vida de um aluno não é apenas escola ou matéria. O estudante deve planificar com antecedência as suas rotinas, de forma a ter um horário de estudo definido.

Calendarizar horários de aulas, horas de atividade física, tempos de lazer e horários de estudo é vital para um estudo de qualidade.

Sublinhamos o fato de a quantidade não ser sinônimo de qualidade. Por outras palavras, não importa dedicar imensas horas ao estudo, se este for superficial ou feito com falta de atenção. O importante aqui é a motivação e o foco. Por isso, é preferível estudar menos horas, planejando pausas e descansos, mas ter um estudo atento e concentrado.

O bom planejamento vai resultar em uma gestão de tempo otimizada, com delimitação de tarefas e prazos.

Tempo de revisões

Rever a matéria não deve ser apenas realizado antes das provas. A matéria pode ser muito extensa ou muito complexa e uma revisão acelerada não vai permitir sanar todas as dúvidas.

No planejamento escolar e na calendarização de tarefas, o aluno deverá incluir um tempo semanal para revisões. Assim, a matéria e conteúdos a rever serão menores, o que pode facilitar a compreensão e dar tempo ao aluno para clarificar, junto do professor, dúvidas que a revisão possa suscitar.

As revisões podem fazer-se através de resumos da matéria dada. Estes permitem uma assimilação mais fácil e podem ser usados, no momento da chegada de prova, como base de estudo.

As provas anteriores

Um bom alicerce de estudo para uma prova são as provas de anos anteriores. Fazer o máximo de provas sobre a matéria é uma ajuda de preparação preciosa. Tentar responder às perguntas das provas pode originar novos ângulos de visão que o aluno não tinha considerado.

Assim, na internet ou junto do professor, o aluno pode tentar ter acesso a provas de anos anteriores, de forma a praticar. Estas simulações permitem que o aluno perceba quais os temas onde tem mais dificuldade e quais as matérias que já domina. Deste modo, poderá se concentrar nos seus “pontos fracos”, de forma a perceber melhor os conteúdos.

O poder do coletivo

Dicas para estudantes passarem exames escola
Imagem: Pexels

Estudar sozinho para uma prova pode ser a melhor opção para determinados alunos. No entanto, considerar um grupo de estudo, para alunos focados em aprender, pode ser uma solução ideal.

Um grupo de estudo inclui, não só a partilha de conhecimento, com abordagens diferenciadas, mas também a possibilidade de esclarecer dúvidas, com discussões coletivas sobre o tema, que podem abrir novos horizontes e permitir um estudo mais completo.

O ambiente certo

É verdade que alguns alunos apreciam o caos nos estudos. Ambientes barulhentos ou desorganizados podem funcionar com alguns estudantes, mas, por norma, o estudo deve ser realizado num espaço limpo, arejado, iluminado e silencioso.

O ideal é reservar um espaço da casa para o estudo. Se tal não for possível, estudar em uma biblioteca ou salas de estudo pode ser uma solução.

Em síntese

O aluno tem à sua disposição uma série de ferramentas que facilitam o estudo e, por conseguinte, a possibilidade de passar nas provas de forma mais fácil.
Algumas ferramentas e práticas de estudo são transversais e devem ser observadas, para um estudo eficaz, completo e de qualidade. Importante é cada um perceber quais as estratégias de estudo que resultam melhor.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS