Redação Pragmatismo
Política 25/Jan/2023 às 09:46 COMENTÁRIOS
Política

Brasil tem 3 cidades entre as 10 piores do mundo em transporte público

Publicado em 25 Jan, 2023 às 09h46

Relatório Global sobre o Transporte Público, divulgado pelo Moovit, mostra que o Brasil tem 3 cidades entre as 10 piores do mundo em tempo médio gasto no transporte público

Brasil tem cidades entre piores mundo transporte público rio de janeiro recife são paulo belo horizonte
Imagem: reprodução

O Relatório Global sobre o Transporte Público, divulgado nesta terça-feira (24) pelo aplicativo Moovit, apontou que três cidades brasileiras estão entre as dez piores do mundo para os passageiros em tempo médio de viagem.

Na frente, está o Rio de Janeiro, como a quarta pior cidade do mundo em tempo médio para o passageiro se deslocar de um ponto a outro do município. Recife ocupa a 7ª posição e São Paulo a 10ª.  Outras cidades brasileiras são apontadas no estudo.

De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro está atrás apenas de Bogotá (Colômbia), com 71 minutos; Cidade do México, com 73 minutos, e Istambul (Turquia), que lidera o ranking com 77 minutos. Os dados são de 2022.

Leia também: As melhores cidades do Brasil para envelhecer, segundo ranking da FGV

Além disso, no Rio de Janeiro, 11,73% das pessoas fazem trajetos de duas horas ou mais em uma direção única. De acordo com o relatório, essas viagens incluem o tempo de espera, deslocamento e caminhada.

Já as viagens de média duração, de uma a duas horas, são feitas por cerca de 32,72% das pessoas. Por fim, as viagens curtas são realizadas por apenas 19,12% da população carioca.

As 15 piores cidades do mundo em Tempo Médio de Viagem:

1. Istambul (Turquia): 77 minutos
2. Cidade do México: 73 minutos
3. Bogotá (Colômbia): 71 minutos
4. Rio de Janeiro: 67 minutos
5. Monterrey (México): 66 minutos
6. Ankara (Turquia): 65 minutos
7. Recife: 64 minutos
8. Izmir-Aydin (Turquia): 63 minutos
9. Lima (Peru): 62 minutos
10. São Paulo: 62 minutos
11. Belo Horizonte: 61 minutos
12. Guadalajara (México): 59 minutos
13. Bangkok (Tailândia): 58 minutos
14. Bursa (Turquia): 58 minutos
15. Antália (Turquia): 58 minutos

Mobilidade nas cidades brasileiras

O relatório mostra que quatro cidades brasileiras ficam entre as quinze com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro, com 67 minutos; Recife com 64 minutos, São Paulo com 62 minutos e Belo Horizonte com 61 minutos.

Já com relação ao tempo de espera, Recife lidera com 27 minutos. Em seguida, está Belo Horizonte, com 24 minutos, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 minutos.

Por sua vez, Curitiba é a cidade com a maior porcentagem de esperas curtas (menos de 30 min), chegando a 17%.

Considerando a troca de veículo ou de modal, 27% das viagens em Curitiba têm três baldeações ou mais. É a terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%). Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%).

Por fim, Brasília tem a maior distância média no Brasil, com 12,41 km. Neste contexto, 9% das viagens em Brasília percorrem pelo menos 12 km.

Ainda no que diz respeito à quilometragem percorrida, o Rio de Janeiro tem a segunda maior distância média no país, com 11,42km. Além disso, 33% das viagens passam por pelo menos 12 km.

Incentivo ao uso do transporte coletivo

A pesquisa quis saber ainda o que levariam as pessoas a usar mais o transporte público. Para 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera.

Outros 21% gostariam de passagens mais baratas. Apenas 16% usariam mais o transporte coletivo se os horários fossem mais confiáveis e 13% falam em viagens mais rápidas.

O levantamento, feito com a análise de milhões de viagens por transporte público planejadas com o Moovit ao longo de 2022 em 100 grandes metrópoles, dez delas no Brasil. Os dados avaliados são tempo de viagem, tempo de espera, baldeações, distância percorrida, incentivo ao uso do transporte público, frequência de uso, tipos de viagem e impactos da covid-19. No site do Moovit permite a busca por cidade ou país.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS