Redação Pragmatismo
Direita 09/Jan/2023 às 18:15 COMENTÁRIOS
Direita

Bolsonaro foi internado em hospital após Renan Calheiros pedir sua extradição

Publicado em 09 Jan, 2023 às 18h15

Michelle Bolsonaro anunciou a internação do marido em hospital de Orlando instantes após Renan Calheiros oficializar o pedido de extradição do ex-presidente. No domingo, parlamentares norte-americanos já haviam manifestado a necessidade de deportar Bolsonaro do país

mansão Bolsonaro EUA
Mansão em que Bolsonaro está hospedado nos EUA

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) formulou nesta segunda-feira (9) uma petição para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja formalmente investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, que seja considerado fugitivo da Justiça brasileira, e que ele seja extraditado para prestar depoimento. “E se ele se recusar a vir prestar depoimento, vamos pedir sua prisão preventiva”, disse Calheiros.

Minutos após a informação se tornar pública, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro publicou em seus stories do Instagram que Jair Bolsonaro estaria internado em um hospital de Orlando (EUA).

“Meus queridos, venho informar que o meu marido Jair Bolsonaro se encontra em observação no hospital, em razão de um desconforto abdominal decorrente das sequelas da facada que levou em 2018 de um ex filiado ao PSOL. Estamos em oração pela saúde dele e pelo Brasil. Deus nos abençoe”, escreveu Michelle.

A estratégia já foi usada diversas vezes. Sempre que Jair Bolsonaro se sente acossado por pautas espinhosas, seus familiares trazem à baila o episódio da facada ocorrido há quase 5 anos.

Para Renan Calheiros, os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília foram “inimagináveis”. “A eleição se deu em torno disso: de um lado, a civilidade; do outro, a barbárie. Isso [a invasão] aconteceu com a participação de forças de segurança e das Forças Armadas. Tivemos um atentado à democracia”, afirmou.

“É preciso, imediatamente, fazer a extradição do Bolsonaro para o Brasil, para que ele responda por todos os crimes que cometeu, e não apenas com relação às vítimas da covid-19. Em todos os momentos, o Bolsonaro foi esse que está aí: fugiu na hora H, quando estava para se deflagrar a invasão à sede dos Três Poderes”.

Em relação ao governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), Renan declarou que concorda com decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de afastá-lo do governo de declarou que irá propor ao MDB a expulsão do governador.

“Ibaneis colaborava com estratégias e práticas fascistas há muito tempo, ele se beneficiou com o governo Bolsonaro, fez questão de nomear o ex-ministro da Justiça do ex-presidente Bolsonaro como seu Secretário de Segurança”. E acrescentou “vou propor ao MDB a expulsão do governador de Brasília pela participação nos atos golpistas”.

Deputados dos EUA

Parlamentares norte-americanos criticaram a estadia de Bolsonaro nos EUA. O democrata Joaquin Castro, representante do Texas, pediu a extradição do ex-presidente, que está hospedado na Flórida. “Ele é um homem perigoso. Deveriam mandá-lo de volta para seu país natal, o Brasil”, afirmou o membro da Câmara dos Representantes.

Assim como a mídia internacional, Castro relacionou os ataques promovidos neste domingo em Brasília com a revolta de apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 2021. “Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, disse Castro.

Na mesma linha, Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, publicou que dois anos depois do ataque ao Capitólio, “vemos fascistas tentando fazer o mesmo no Brasil”.

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou “o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil”.

Recomendações

COMENTÁRIOS