Redação Pragmatismo
Direita 25/Jan/2023 às 16:53 COMENTÁRIOS
Direita

Bolsonarista é liberada da Colmeia e exibe tornozeleira eletrônica como troféu

Publicado em 25 Jan, 2023 às 16h53

Presa por atos terroristas no 8 de janeiro, golpista ganha liberdade e sai da colmeia exibindo a tornozeleira eletrônica como se fosse um troféu. A mulher é recebida por amigos, familiares e se diz 'orgulhosa' do que fez

bolsonarista tornozeleira eletrônica

Uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) que estava presa por participar dos ataques terroristas em Brasília no dia 8 de janeiro comemorou a sua soltura de maneira entusiasmada. A mulher, que mora em Sinop, no Mato Grosso, chega a exibir a tornozeleira eletrônica como se fosse um troféu.

Além da obrigatoriedade de usar a tornozeleira, a golpista, que não teve o nome divulgado, está proibida de sair da sua cidade, é obrigada a entregar seu passaporte à Polícia Federal e também não poderá fazer publicações nas redes sociais.

A mulher foi gravada pela família ao desembarcar no Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo. Ela está na lista das pessoas liberadas pelo ministro Alexandre de Moraes mediante medidas cautelares. Centenas de bolsonaristas não foram liberados e permanecem presos na Papuda (homens) e na Colmeia (Penitenciária Feminina).

Nas imagens que circulam, a golpista aparece sendo recepcionada por amigos e familiares em seu município e se dizendo ‘orgulhosa’ do que fez. “Isso é um símbolo de guerra”, diz uma das mulheres que abraça a bolsonarista.

Alguns internautas reagiram ao vídeo e marcaram os perfis de Alexandre de Moraes. Outros ironizaram: “Eis a prova de que o sistema prisional brasileiro não reabilita ninguém”.

VÍDEO:

942 golpistas continuam presos

O ministro do STF Alexandre de Moraes concluiu a análise da situação dos presos por envolvimento na tentativa de golpe de estado em Brasília: 942 pessoas estão em prisão preventiva e 464 em liberdade provisória com medidas cautelares.

Foram 1.459 audiências de custódia desde 8 de janeiro, sob a coordenação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. As decisões estão sendo remetidas ao diretor do Presídio da Papuda e ao diretor da Polícia Federal, e levadas ao conhecimento pleno da Procuradoria-Geral da República, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Nas prisões preventivas, o ministro Alexandre de Moraes apontou evidências dos crimes de atos terroristas; associação criminosa; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; ameaça; perseguição; e incitação ao crime.

O ministro considerou que as condutas foram ilícitas e gravíssimas, com intuito de coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos por meio de violência e grave ameaça, numa flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito e em evidente descompasso com a garantia da liberdade de expressão.

No caso das pessoas em liberdade provisória, o ministro Alexandre de Moraes considerou haver indícios fortes de autoria e materialidade na participação dos crimes, mas ainda sem provas da prática de violência, invasão dos prédios e depredação do patrimônio público.

Recomendações

COMENTÁRIOS