Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 15/Dez/2022 às 17:02 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Polícia Federal apreende fuzil e submetralhadora em operação contra bolsonaristas

Publicado em 15 Dez, 2022 às 17h02

PF cumpre mandados expedidos pelo STF contra financiadores e participantes de atos golpistas. Durante os trabalhos de busca e apreensão, os agentes apreenderam pelo menos 15 armas, entre as quais uma submetralhadora, um rifle e um fuzil

atos golpistas
Foto: TERCIO TEIXEIRA / AFP

A PF (Polícia Federal) cumpriu nesta quinta-feira (15) mais de 100 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi o responsável por autorizar a operação que mira apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de organizar atos golpistas que contestam o resultado das eleições que ocorreram em outubro.

Além dos mandados, Moraes, que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), autorizou o bloqueio de contas e a quebra do sigilo bancário dos envolvidos.

Bolsonaristas radicais têm organizado atos antidemocráticos, como bloqueios de rodovias e manifestações em quartéis, em várias cidades brasileiras desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 30 de outubro.

Durante os trabalhos de busca e apreensão, a PF encontrou pelo menos 15 armas com suspeitos de atuar em atos antidemocráticos após o resultado das eleições. Dentre os equipamentos, estão uma submetralhadora, um fuzil, um rifle e munições.

Noite de terror

O final da última segunda-feira (12) foi marcado por atos de vandalismo promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Eles tentaram invadir a sede da Polícia Federal e entraram em confronto com oficiais da entidade.

Tudo aconteceu após o STF determinar a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante por incentivar e participar de atos antidemocráticos.

De acorco com Moraes, Serere Xavante convocou manifestantes armados a agirem para impedir a diplomação de Lula e o vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Repercussão

Políticos se posicionaram nas redes sociais sobre a operação da PF contra apoiadores de Bolsonaro suspeitos de organizar atos antidemocráticos.

No Twitter, o ex-governador do Maranhão e futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que “os que querem o caos antidemocrático não venceram e não vencerão”. Já o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou que “o cerco está fechando contra criminosos golpistas”.

Recomendações

COMENTÁRIOS