Redação Pragmatismo
Religião 27/Dez/2022 às 12:17 COMENTÁRIOS
Religião

Jesus Cristo existiu mesmo? Como era a aparência dele?

Publicado em 27 Dez, 2022 às 12h17

"Jesus como pessoa histórica tem uma probabilidade real de ter existido. O que sempre digo para meus alunos é que os textos não são relatos fidedignos. É um documento de fé, não é algo jornalístico", diz professor de pós-graduação em Ciências da Religião. "Esqueça o Jesus loiro e de olhos claros, com cabelo comprido, que é a imagem mais comum retratada na iconografia religiosa"

Jesus Cristo existiu mesmo Como era aparência dele
Especialistas acham que chegaram mais perto de como Cristo foi

Matheus Adami, via UOL Educação

Embora, analisando pelo prisma da fé, a existência de Jesus Cristo seja inquestionável para os devotos do cristianismo, pelo aspecto histórico não há provas concretas da existência desta figura.

Na prática, não há evidência material. O que ocorre são evidências indiretas, tais como:

↗ A cidade em que nasceu
↗ A profissão que exerceu
↗ Movimentos parecidos com o dele que são atestados por documentos
↗ Ensinamentos que expressam ideias diferentes daquelas que eram passadas por outros mestres rabínicos
↗ O fato de ensinamentos serem passados por terceiros indicam que há alguém por trás

Outras evidências históricas reforçam a possibilidade de Jesus ter, mesmo, existido – embora existam problemas na cronologia. Jesus teria nascido por volta do ano 4 a.C e morrido por volta do ano 27 ou 29 d.C. – assim batendo com as figuras históricas da época citadas em passagens bíblicas.

Leia também: Como era o “Natal” antes de Jesus Cristo?

“Jesus como pessoa histórica tem uma probabilidade muito grande de ter existido, mesmo. O que ele fez, de fato, nunca vamos ter com clareza. O que sempre digo para os meus alunos é que os textos não são relatos fidedignos, mas há relatos de fatos acontecidos. É um documento de fé, não é algo jornalístico”, disse Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Qual era a aparência de Jesus?

Esqueça o Jesus loiro e de olhos claros, com cabelo comprido, que é a imagem mais comum retratada na iconografia religiosa. O Jesus real, provavelmente, tinha uma aparência bem diferente do imaginário popular.

Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, segundo pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso:

↗ A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
↗ Eles não tinham acesso a carne e comiam muitos legumes, mas, sem conhecimento nutricional adequado, os legumes não nutriam tanto.
↗ Nos estudos arqueológicos feitos com vestígios de ossos da época, descobriram carência de cálcio e proteína. Eram um povo mais simples, com pouca estrutura de saúde física

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS