Redação Pragmatismo
Esporte 31/Dez/2022 às 12:55 COMENTÁRIOS
Esporte

Irmã de Pelé revela como foram os últimos momentos do Rei do Futebol

Publicado em 31 Dez, 2022 às 12h55

Horas antes da morte de Pelé, Maria Lúcia conseguiu se despedir do irmão em uma conversa a dois no Hospital Albert Einstein. Um dia antes de morrer, Pelé também realizou o sonho de Sandra, filha rejeitada e que faleceu em 2006

Pelé irmã Maria Lúcia
Pelé e a irmã caçula, Maria Lúcia

Aos 78 anos, Maria Lúcia do Nascimento, irmã de Pelé, revelou nesta sexta-feira (30) a última conversa que teve com o Rei do Futebol no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Mais nova do que o irmão, Maria Lúcia lamentou a perda de Pelé, contou que esteve no hospital no último dia 21 de dezembro e teve uma última conversa com o Rei, a quem carinhosamente chama de ‘Dico’, apelido do craque dito pelos familiares.

“Está sendo muito difícil. Sabemos que não somos eternos, mas essa notícia de que ele estava nos deixando deixa o coração muito apertado. É muito difícil, mas Deus é quem sabe, está nas mãos dele, ele sabe o momento em que temos que partir”, contou.

“Estivemos lá com ele (29/12), ele próprio já sentindo também. Estava bem tranquilo, conversamos um pouquinho. Mas eu estava vendo que ele estava sentindo, ele já sabia que estava partindo. Ele é muito religioso, ele falava: ‘está nas mãos de Deus’. E eu dizia: ‘é isso mesmo, ele sabe o momento certo’”.

Maria Lúcia revelou ainda que Celeste Arantes, sua mãe, que completou 100 anos no último mês de novembro, não sabe a respeito da morte de Pelé, mas que foi informada que o craque estava no hospital e com a saúde fragilizada.

“Não sabe, nós conversamos, mas ela não sabe. Ela está bem, mas está no mundinho dela. Não sabe, ou sabe. Às vezes eu falo, “Dico está assim, mas vamos rezar por ele, né, mãe?” As vezes ela abre o olho…mas consciente ela não está”.

Maria Lúcia falou ainda a respeito do ‘Dico’. Para a irmã do craque, Pelé, Edson Arantes e ‘Dico’ são pessoas diferentes e cada um deles marcou sua vida de formas distintas. Na entrevista, a irmã do Rei ainda deixou claro que a convivência com o irmão não foi um ‘mar de rosas’.

“Graças a Deus tivemos uma infância muito grande com o Dico, não me lembro de termos tido desavenças. Depois de mais adultos, sim, mas nunca deixando as coisas irem para frente. Sempre com amor, amizade, sempre respeitando um ou outro”.

“Ele ajudou muito a família, fora da família também. Ele tem uma história muito grande de ajuda. Não só material, mas de estar presente no momento que a pessoa precisou de uma conversa”, contou.

Por fim, Maria Lúcia ainda falou sobre o impacto da perda de Pelé ao mundo do futebol. Para ela, o irmão era ‘iluminado’ e ‘nunca precisou bater no peito’ para provar o que tinha feito ao esporte.

“Acho que o futebol vai morrer um pouco junto… O Dico, para mim, não o Pelé, o que ele viveu, o que ele representou no futebol, é muito difícil de ser superado. Foi coisa iluminada que Deus fez para o Edson. Ele não foi o que foi, sem precisar bater no peito e foi reconhecido do jeito que era no mundo inteiro. Não dá nem para explicar esse sentimento”, finalizou.

Sonho da filha Sandra

Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto nasceu em Guarujá em 24 de agosto de 1964, fruto de uma relação de Pelé com a empregada doméstica Anísia Machado. O Rei não reconheceu a filha que morreu em 2006, aos 42 anos, após ficar internada para o tratamento de uma metástase.

Ela ficou conhecida nacionalmente após uma batalha judicial para ser reconhecida como herdeira de Pelé, nos anos 1990. Em 1991, Sandra entrou com um processo na justiça para que Pelé a reconhecesse como sua filha. Mesmo com a paternidade provada por teste de DNA, o ex-jogador moveu processos contra ela, mas perdeu, e em 1996 ela pode utilizar o sobrenome Arantes do Nascimento.

Apesar da relação conturbada, os filhos dela, Octávio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento, foram visitar o avô no hospital na última quarta-feira.

Segundo Octavio, o contato com o Rei do Futebol era um sonho de Sandra: “Errar e acertar fazem parte da nossa vida, nem tudo é mil maravilhas, toda família tem brigas e rusgas, a nossa não é diferente, mas a momentos que a união e o amor são mais importantes do que qualquer coisa”, publicou, em uma rede social.

A foto de Octávio e Gabriel no hospital foi postada por Kely Nascimento, filha do Rei do futebol, em seu perfil do Instagram. Na imagem, também aparece Flávia Arantes, outra herdeira do ex-jogador. Ao todo, ele teve sete filhos, frutos de três relacionamentos diferentes.

Sandra foi eleita vereadora em 2000 pelo PDT na cidade de Santos e aprovou um projeto para exames de DNA gratuito.

Recomendações

COMENTÁRIOS