Redação Pragmatismo
Economia 13/Dez/2022 às 20:30 COMENTÁRIOS
Economia

Haddad rebate críticas: “Avaliem minha equipe quando estiver montada”

Publicado em 13 Dez, 2022 às 20h30
Haddad rebate críticas Avaliem equipe quando estiver montada
Fernando Haddad

Tácio Lorran, Metrópoles

Ao ser questionado sobre a reação do mercado sobre uma suposta falta de pluralidade da equipe econômica do governo Lula 3, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (13/12) que é necessário esperá-lo terminar de montar a equipe.

“Eu peço, até a gentileza, que vocês façam uma avaliação da equipe na hora em que ela estiver montada. Estou anunciando um secretário-executivo que, pelo que eu saiba, nunca participou de uma única reunião do PT na vida dele, nunca teve uma filiação partidária e que até outro dia era presidente de banco”, disse, ao olhar para o economista Gabriel Galípolo, anunciado como o número 2 de Haddad.

Além de Galípolo, Haddad afirmou que o economista Bernard Appy será o secretário especial da pasta para a reforma tributária. Os dois nomes foram antecipados pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

“Se vocês consultarem o mercado para quem vocês eventualmente ligam, eu duvido que o Bernardo Appy tenha alguma restrição técnica sobre a maneira como ele enxerga o mundo. É uma pessoa com uma dedicação incrível, que fez parte de um governo ultraexitoso na área econômica”, afirmou o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação.

Haddad afirmou, em seguida, que não consegue ver preocupação com os dois nomes que anunciou até então e ressaltou que ele foi convidado para ser “ministro da Fazenda do Brasil”.

“Então preciso pensar o país. Quando eu falo que tenho que resolver o problema sem tirar o pobre do orçamento, não sei se sobre essa segunda parte muita gente concorda, mas eu concordo, por isso eu vim para um governo que tem esse princípio”, disse ele.

Mais cedo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome do economista Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNES).

Haddad afirmou que as presidências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil (BB) também serão decididas por Lula.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS