Redação Pragmatismo
Cultura 20/Dez/2022 às 13:56 COMENTÁRIOS
Cultura

10 curiosidades sobre a Índia

Publicado em 20 Dez, 2022 às 13h56

Se está em busca de se aventurar e conhecer uma cultura totalmente diferente, a Índia é o lugar perfeito para isso

curiosidades sobre Índia aprender hindu namaste
Imagem: Freepik

Namastê! Prepare-se, pois você irá entrar no fabuloso universo da Índia. Esta colorida e calorosa cultura está prestes a entrar em seu imaginário particular e atrai milhões de turistas todos os anos.

Com uma cultura intensa e única, são várias as curiosidades da Índia que vão te encantar. Se você quer conhecer um lugar mágico e fora de série, já pode começar a pesquisar como aprender hindi. Ao menos uma palavra você já sabe: Namastê – que significa saudações em hindi.

Pronto para descobrir mais sobre a Índia?

Curiosidades sobre a Índia

Há uma infinidade de curiosidades sobre a Índia que merecem ser conhecidas. Seja por meio desse texto ou em uma viagem a este destino incrível, vale a pena saber um pouco mais sobre este país.
Neste texto, você vai conhecer 10 motivos que tornam este lugar único.

1- Alegria
A índia é conhecida pela alegria do seu povo. Não é atoa que os filmes de Bollywood são sempre repletos de danças coreografadas, roupas coloridas e muita felicidade.

2- Dança
Por falar em dança, a mais antiga é a Bharatanatyam e ela ainda é praticada até os dias de hoje, por homens e mulheres. Ao contrário das danças de salão brasileiras, ninguém se toca ao dançar o Bharatanatyam.

3- Diversidade
Ao mesmo tempo que o país pode ser desigual, a Índia também é bastante diversa. O país possui dois milhões de templos religiosos e 300 mil mesquitas. As religiões são variadas: Hinduísmo, islamismo, siquismo, budismo, cristianismo podem ser encontrados na Índia.

Além disso, são falados na índia 400 idiomas e dialetos, como o híndi, inglês, marata, nepali, tâmil e urdu, por exemplo.

4- Temperos
Como falar da Índia sem falar da quantidade infinita (ao menos parece assim) de especiarias que existem na culinária indiana?

A culinária é extremamente rica e não há miséria quando se fala em tempero: pimenta, gengibre, canela, feno-grego, noz-moscada, cominho, semente de mostarda preta, cúrcuma e cravo são alguns dos mais usados nessa culinária maravilhosa. Cerca de 70% das especiarias do mundo vêm da Índia.

5- Possui seis estações no ano
Não, você não leu errado. Ao contrário do que você está acostumado, a Índia possui seis estações em seu calendário hindu:
↘ primavera
↘ verão
↘ monções
↘ outono
↘ pré-inverno
↘ inverno

6- Há uma forma certa de se comer
Os indianos, além de serem acostumados a comerem com as mãos, possuem
uma etiqueta bem específica: só se come com a mão direita. A mão esquerda é considerada suja e impura. Não cometa essa gafe.

7- Não há papel higiênico nos banheiros
A higiene hindi é feita com o uso de água. Você não vai encontrar papel higiênico nos banheiros. É exatamente por esse motivo que não se usa a mão esquerda para comer: ela é usada para se limpar.

8- Música
A mistura cultural entre cantos de monges budistas, de trabalhadores do campo
e orações muçulmanas são as maiores influências da música hindi.

Essa miscigenação leva às melodias uma característica única, com intervalos e ornamentos.

Os principais instrumentos usados são a tambura e o sitar (instrumentos de cordas), e os tambores mridangam e o tabla.

Bandas ocidentais como os Beatles e os Rolling Stones contaram com a colaboração do artista indiano Ravi Shankar, que popularizou as melodias indianas no Ocidente.

9- Casa do Festival Holi
Você já deve ter ouvido falar do Festival holi, em que uma explosão de pós cheios de cores dominam uma grande festa cheia de música e dança. Pois é, a origem deste festival veio da Índia.

Holi é, na verdade, um feriado hindu que se celebra um dia depois da lua cheia para glorificar a boa colheita e a fertilidade da terra.

10- A vaca é Sagrada
Por mais que a carne bovina seja bem comum no Brasil, na Índia você não vai encontrá-la. As vacas são sagradas e protegidas pela Constituição.
Se alguém vende ou mata uma vaca, está cometendo um crime. E isso faz com que elas sejam bem presentes no cotidiano da índia.

É comum vê-las por toda parte. Elas possuem a liberdade de circularem por onde quiserem, livres dos maus-tratos humanos.

11- Nem tudo são flores
A índia é o segundo país mais populoso do mundo (com mais de 1 bilhão de habitantes), ficando atrás apenas da China. É considerada a 7ª economia mundial, mas apresenta também uma enorme desigualdade social.

O país é dividido por castas. De forma bem simplificada (pois é um tema complexo), as castas dividem as pessoas em grupos de acordo com a hereditariedade, karma (trabalho) e dharma (religião). Uma pessoa de uma casta dificilmente irá se misturar com a outra na Índia.

Curiosidade extra

Prepare a meditação e a paciência. Ir para a Índia é, também, aprender a abraçar o caos. Com tanta gente no país, engarrafamentos, ruas lotadas e invasão do espaço pessoal são comuns na índia. Talvez por isso o país é o berço do Yoga. Aprender a relaxar e seguir o fluxo é o básico para aproveitar a estadia.

Mas uma coisa é certa, não há como resumir todas as curiosidades da Índia em um texto. Se está em busca de se aventurar e conhecer uma cultura totalmente diferente, a Índia é o lugar perfeito para isso. O que não irá faltar são surpresas, paisagens inesquecíveis, e destinos impressionantes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS