Redação Pragmatismo
Educação 05/Dez/2022 às 18:25 COMENTÁRIOS
Educação

Como quitar dívida do Fies com descontos de até 99% do valor

Publicado em 05 Dez, 2022 às 18h25

Você pode limpar seu nome e quitar a dívida do Fies pagando apenas 1% do saldo aberto.

Como quitar dívida Fies descontos valor universidade
Imagem: LinkedIn Sales Navigator | Pexels

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi uma das políticas de incentivo à graduação que funcionou por bastante tempo no Brasil. No entanto, muitas pessoas que participaram do programa acabaram se endividando, sem conseguir quitar seus débitos com o governo. Porém, é possível pagar a dívida do Fies com descontos bem vantajosos, conforme destaque jornalístico.

Vale destacar que as pessoas que não pagarem a dívida do Fies podem ter o nome negativado e se tornam inadimplentes. Isso quer dizer que o CPF será inscrito em órgãos de proteção ao crédito e uma série de restrições financeiras passam a ser aplicadas dessa maneira. Todas as restrições tendem a durar até que a dívida do Fies seja totalmente quitada.

Como pagar a dívida do Fies com desconto de até 99%?

O governo brasileiro disponibiliza maneiras de quitar a dívida do Fies com descontos que podem chegar a até 99% dependendo do tempo de atraso dos pagamentos. Normalmente, os descontos são para os estudantes que assinaram o contrato do Fundo até o dia 31 de julho de 2017, como aponta o site do Governo Federal. Além disso, esses estudantes devem ter começado a quitar a dívida em 31 de dezembro de 2021.

Para solicitar o pagamento de tudo o que está em atraso é preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Aliás, nessas instituições, a pessoa também pode ser informada a respeito da dívida completa que possui referente ao Fundo.

Destaque: Estudante bolsista de MG é aprovada em Harvard, Stanford e Yale

Existe ainda a opção de negociação por meio do aplicativo do BB, do Fies Caixa ou mesmo pelo Sistema de Financiamento Estudantil. As negociações podem ser feitas até o dia 31 de dezembro sem problema algum e devem durar por 2023 também.

– Estudantes sem atraso nas parcelas pode tem descontos de 12% em valor pago à vista;
– Estudantes com atraso de 90 dias podem dividir a dívida do Fies por até 150 meses, desde que o valor da parcela seja de R$ 200;
– Estudantes com mais de 1 ano em atraso podem conseguir abatimento de 92% do valor para pagamento à vista do que está em aberto;
– Por fim, as pessoas que estão inadimplentes a mais de 5 anos têm a possibilidade de quitar o saldo devedor com 99% de desconto.

Todos os descontos no saldo completo só funcionam para pagamento à vista da dívida. Ainda assim, existe a possibilidade de renegociar com bastante tempo para quitar.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS