Danilo Espindola Catalano
Cultura 25/Dez/2022 às 17:00 COMENTÁRIOS
Cultura

A jaboticaba e sua festa

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 25 Dez, 2022 às 17h00

Foto do autor

Para o Brasil a jabuticaba é uma fruta nacional, que se tornou características da região do sudeste do país, mas por ser originária da Mata Atlântica, ela também é possível de ser encontrada em outros países como Argentina e Uruguai.

A região de Casa Branca, uma pequena cidade do interior de São Paulo, vem ganhando protagonismo com a fruta, por ser a região onde mais há pés, além de ser onde a cultura do uso de produtos dela podem ser encontrados em seus mais variados tipos e estilos.

Estes produtos, para que fossem conhecidos pela região, exportadas pelo estado, precisou de um festival, que é feito na época da colheita da jabuticaba e que veio a ser chamado Festival da Jabuticaba.

 

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

 

O festival, além de apresentar diversos quitutes típicos feitos com a fruta, tendo até sabonetes sendo vendidos, ele consegue tem uma repercussão importante, não só para a cidade como para a cultura de utilização e comercialização dessa fruta típica nacional.

Aos curioso, é possível conhecer este festival a cada ano. Mas este ano, foi o primeiro presencial, depois de dois anos sem ser realizada, por conta da pandemia de COVID – 19, que infelizmente, fez com que a tão difundida festança tivesse que ser postergada.

 

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS