Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 01/Nov/2022 às 22:02 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Carga com matéria-prima para produção de vacinas fica parada em bloqueio; prejuízo chega a 1,5 milhão de doses

Publicado em 01 Nov, 2022 às 22h02

Carga com 520 mil ovos para produção de vacinas fica parada em bloqueio de arruaceiros bolsonaristas, diz Butantan. Segundo o instituto, carga teria que ter chegado ao destino até o final da manhã de hoje para produção não ser impactada

caminhão butantan

O Instituto Butantan, que produz e fornece vacinas para o Ministério da Saúde, informou hoje que uma carga de ovos que serão usados para produzir imunizantes contra a gripe está presa na paralisação de baderneiros golpistas perto de Jundiaí (47 km de São Paulo).

Caso os 520 mil ovos não cheguem até o instituto, que fica na zona oeste da capital, até o final da manhã, a produção de 1 milhão e meio de doses da vacina contra a H3N2 pode ser comprometida.

Segundo o Butantan, se os ovos não chegassem ao destino até o fim da manhã desta terça, o processo de produção poderia ser impactado causando um prejuízo sem precedentes na produção de doses de vacina contra Influenza.

O Butantan fornece anualmente 80 milhões de doses de vacina contra a Influenza para o Ministério da Saúde. Essas doses são utilizadas na imunização dos brasileiros na contra o vírus da gripe.

Prejuízos

Os bloqueios bolsonaristas já afetam o abastecimento de postos de combustíveis em pelo menos seis estados e no Distrito Federal, além de supermercados e indústrias, segundo entidades do setor.

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) disse que aguarda a liberação das estradas pelos caminhoneiros o mais breve possível, “em prol do restabelecimento da normalidade do abastecimento nacional”.

“O direito à manifestação não pode estar à frente do bom senso, podendo causar prejuízos à economia do país e à liberdade de ir e vir dos cidadãos que estão em trânsito”, acrescentou.

Recomendações

COMENTÁRIOS