Redação Pragmatismo
Política 31/Out/2022 às 06:15 COMENTÁRIOS
Política

O que falta para a legalização do jogo do bicho? Veja como anda o processo

Publicado em 31 Out, 2022 às 06h15

Eleições dão uma atrasada no processo de regulamentação do jogo do bicho no Brasil

que falta legalização jogo bicho como anda processo congresso
Imagem: Agência Senado

Considerado juridicamente ilegal desde o dia 3 de outubro de 1941, por meio da Lei das Contravenções Penais, o jogo do bicho pode ser liberado novamente no futuro próximo.

Isto porque os parlamentares brasileiros discutem no Congresso Nacional, em Brasília, a regulamentação ou não dos jogos de azar. Se este tipo de aposta for aprovada, o jogo do bicho no Brasil pode representar um grande ganho para a economia nacional e também para a sociedade.

Processo de liberação ou não do jogo do bicho

Com 246 votos a favor e 202 contra, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da liberação do jogo do bicho em 24 de fevereiro deste ano.

Agora, o projeto de lei está no Senado Federal para ser votado. Só que o pleito ainda não tem data para ser realizado.
Para evitar a regulamentação dos jogos de azar foi criada a Frente Parlamentar contra os jogos de azar. Uma das lideranças desse grupo é o senador Eduardo Girão, do Podemos-CE.

que falta legalização jogo bicho como anda processo
Eduardo Girão (Imagem: Waldemir Barreto | Agência Senado)

Elas alegam que os jogos podem facilitar o vício e a práticas de crimes como sonegação fiscal, corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

A tendência é que a votação do Senado seja realizada somente no ano que vem. Vale destacar que 2022 é um ano eleitoral.

Os principais candidatos à presidência optaram por não se manifestar sobre o tema com medo de não agradarem o público mais conservador. Se, por acaso, o projeto de lei for aprovado, o detalhe final será a assinatura ou não do presidente.

Benefícios da liberação do jogo do bicho

A liberação do jogo do bicho pode trazer muitos benefícios para o Brasil. Estima-se que mais de 450 mil empregos serão criados e cerca de R$ 32 bilhões na Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Hoje em dia você consegue apostar no jogo do bicho, de maneira online. O jogo está presente em alguns sites de cassino. Estas empresas atuam por aqui de maneira legal, já que estão registradas em outros locais do mundo.

que falta legalização jogo bicho como anda processo
Imagem: BBC

A questão é que elas oferecem os seus serviços para os brasileiros e ficam com 100% dos rendimentos, pois a falta de regulamentação acaba fazendo com que as empresas não tenham que pagar impostos ou taxas.

Se a liberação for aprovada, para os empresários administrarem o jogo do bicho, o tempo de credenciamento é de 25 anos, podendo ser renovado depois. Será necessário ter um capital social de, no mínimo, R$ 10 milhões, além de recursos extras para o pagamento das obrigações, mais a premiação.

Redução da criminalidade

A tendência é que com o jogo do bicho legalizado, os bicheiros percam bastante o seu poder de influência, principalmente em alguns bairros do Rio de Janeiro.

Muitos deles, além de praticarem as contravenções penais também costumam praticar outros crimes como extorsão, corrupção, homicídios e outras práticas que causam diversos danos para a sociedade brasileira.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS