Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 31/Out/2022 às 22:36 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Por que não haverá outro Bolsonaro

Publicado em 31 Out, 2022 às 22h36

Empresários que vinham se apresentado, com muito orgulho e muita arrogância, como ativistas políticos engajados à extrema direita no poder, vão continuar ativos, mesmo com Bolsonaro caindo aos pedaços?

Por que não haverá outro Bolsonaro empresários mercado dinheiro
Jair Messias Bolsonaro

Moisés Mendes*, em seu blog

Jair Bolsonaro (PL) é um vexame mundial. Foi o único presidente que não conseguiu se reeleger desde a redemocratização.

Até Collor, se não tivesse irritado a elite econômica e a Globo e sido obrigado a renunciar, poderia tentar a reeleição com sucesso.

Bolsonaro é o déspota mundial que ficou menos tempo no poder, mesmo tendo sido eleito. É fascista amador e trapalhão.

Vai ter que passar a faixa para quem ele definiu como ex-presidiário. Bolsonaro desqualificou um adversário que o venceu e provou que o desqualificado é ele mesmo.

Bolsonaro foi saqueado pela direita do centrão e assim, comprando apoio com dinheiro grosso, permitiu que quase todos os saqueadores se elegessem como nunca aconteceu antes.

Orçamento secreto: entenda o esquema bilionário de Bolsonaro para se manter no poder

Magno Malta voltou ao Senado. Até o Astronauta e Zé Trovão se elegeram, e Bolsonaro foi derrotado e ficará sem mandato e sem a proteção das imunidades que que o deixaram impune até agora.

Quando achou que o blefe do golpe poderia ser testado pela última vez, viu os militares saltarem fora e ganhou apoio apenas de caminhoneiros do zap.

Considerava-se o homem de Deus, a quem se referia com intimidade, e foi abandonado por Deus.

No fim, viu Lula exaltar Deus, ao comemorar a vitória, no que talvez tenha sido a maior crueldade de um vencedor contra um perdedor. Deus está com Lula.

Bolsonaro é um ogro bagaceiro, a tartaruga que subiu na cerca. Será abandonado, como são todos os perdedores sem capacidade de sobrevivência em ambientes hostis.

Ele sabe que apenas prestou um serviço, na empreitada mais suja da democracia brasileira em todos os tempos, e que será descartado.

Não há como ganhar uma segunda chance, e não há como o Brasil ter um segundo Bolsonaro. O Nordeste não vai deixar. Nem Deus. Deus agora é nordestino.

Será?

Empresários que vinham se apresentado, com muito orgulho e muita arrogância, como ativistas políticos engajados à extrema direita no poder, vão continuar ativos, mesmo com Bolsonaro caindo aos pedaços?

O ativismo deles era apenas oportunista, ou continuarão gritando e pregando em nome do chefe que tombou?

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS