Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 13/Out/2022 às 19:00 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Paraibanos lamentam não serem contemplados com visita de Lula

Publicado em 13 Out, 2022 às 19h00

Em 'tour' pelo Nordeste, Lula já passou por Bahia, Sergipe e Alagoas e seguirá para Pernambuco. A Paraíba não foi contemplada na agenda e apoiadores lamentam, uma vez que o atual governador do estado disputa o 2º turno com o apoio de Lula. "Estamos tristes pois é uma oportunidade perdida. Seria bom para todo mundo, uma grande festa, e ficaremos de fora dessa campanha histórica"

Lula Aracaju
Passeata de Lula em Aracaju nesta quinta-feira

Eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Paraíba estão desapontados com a decisão da campanha do ex-presidente de não levá-lo ao estado neste segundo turno.

Lula está em ‘tour’ pelo Nordeste. Na quarta-feira o ex-presidente mobilizou uma multidão em Salvador (BA), na quinta passou por Aracaju (SE) e Maceió (AL) e na sexta-feira (14) estará no Recife (PE).

“Lamento e considero inexplicável essa ausência de Lula na Paraíba nesse segundo turno. Ele vai para Recife amanhã de manhã. João Pessoa [capital da Paraíba] fica a apenas uma hora e meia de carro. Poderiam ter a sensibilidade de trazer o presidente para cá”, protestou o eleitor Felipe Borges.

A campanha de Lula informou que o ex-presidente está visitando estados nordestinos onde haverá segundo turno para governador. O Pragmatismo entrou em contato com a direção nacional do PT para entender por que a Paraíba não foi contemplada na agenda, uma vez que o governador João Azevêdo (PSB), apoiado oficialmente por Lula, disputa a reeleição no estado. Até a publicação deste texto, o partido não enviou uma resposta.

“Eu fico triste porque é uma oportunidade perdida. A presença de Lula aqui na Paraíba injetaria ânimo nesta reta final, pois apesar de Bolsonaro ser minoria, os eleitores dele são muito barulhentos e expansivos. Nós estamos mais acuados e a vinda de Lula representaria um ponto de virada”, diz Aline Neves em conversa com o Pragmatismo. “Seria bom para todo mundo, uma grande festa, mas parece que ficaremos de fora dessa campanha histórica”, acrescenta.

No primeiro turno, Lula obteve 64,2% dos votos válidos na Paraíba, enquanto Jair Bolsonaro (PL) somou 29,6%. João Azevêdo teve 39,6% (até então sem o apoio formal de Lula) e enfrenta no segundo turno o tucano Pedro Cunha Lima, que teve 23,9% na primeira etapa.

Colunista e editor do Pragmatismo, Luis Soares considera que o PT erra ao desprezar a Paraíba agora. “Há um erro de avaliação da campanha quando concluem que evitar a Paraíba não alterará a votação de Lula. A decisão tem influência direta de Ricardo Coutinho e Veneziano, que foram os dois maiores derrotados da eleição no estado no primeiro turno. Ambos estão com Pedro Cunha Lima no 2º turno”.

Ricardo ficou em terceiro na disputa pelo Senado e Veneziano em quarto entre os candidatos a governador. “O PT tende a sucumbir na Paraíba enquanto as decisões forem norteadas pelo ego de Ricardo Coutinho. Além de fragmentar o campo progressista, o ex-governador fracassou nas duas últimas vezes que testou o seu nome nas urnas [ficou em 6º colocado na eleição para prefeito de João Pessoa em 2020]”.

“Ao rechaçar Ricardo nas urnas, a esquerda paraibana informou que não está disposta a se sujeitar aos caprichos pessoais do ex-governador. Lula e o PT nacional não entenderam o recado, ou fingem não compreender e aceitam continuar pisando em ovos. Quem perde é o eleitor”, finaliza.

Recomendações

COMENTÁRIOS