Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Out/2022 às 13:38 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

O que está por trás do afastamento do governador Paulo Dantas em Alagoas

Publicado em 11 Out, 2022 às 13h38

Desesperado por votos no Nordeste, Bolsonaro usa a estrutura da Polícia Federal para agir contra adversários. Governador apoiado por Lula foi alvo de operação da PF às vésperas do segundo turno. Paulo Dantas teve 46,6% dos votos no primeiro turno, contra 26,7% do candidato do atual presidente. Governador de Alagoas foi afastado pelas mesmas acusações que existem contra Bolsonaro e Lira

Bolsonaro e Arthur Lira
Bolsonaro e Arthur Lira

por Leonardo Sakamoto

O Brasil nos brindou, nesta terça (11), com uma visão de como o bolsonarismo usa a máquina pública para atacar adversários. E conta com a ajuda de uma Justiça que, sem corar as bochechas, pune um aliado de Lula por suspeitas de desvios de recursos públicos, mas se cala diante de um aliado de Bolsonaro já condenado pelo mesmo motivo. Tudo isso entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas e adversário do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça a pedido da Polícia Federal por suspeita de rachadinhas em seu gabinete quando era deputado estadual.

Traduzindo: a polícia sob comando de Jair Bolsonaro, que teve muito tempo para realizar uma operação contra Dantas por algo que ele supostamente teria feito quando parlamentar, escolheu esta terça (11), veja só que coincidência, dois dias antes de um ato de campanha de Lula com o governador na capital Maceió.

Não se defende aqui o governador. Ele deve ser investigado, denunciado, julgado e, caso seja considerado culpado, punido. O que se discute é o timing em que tudo isso ocorre, representando uma clara interferência no processo eleitoral.

As suspeitas contra Paulo Dantas são parecidas com aquelas que recaem contra o presidente da República e sua família, ou seja, de usar funcionários fantasmas de seus gabinetes para desviar dinheiro público que deveria ser usado para o pagamento de salários. Isso permitiu, no caso de Jair Bolsonaro, a compra de imóveis com dinheiro vivo.

A ação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), acusado de desviar grana e ter funcionários fantasmas durante seu mandato como deputado estadual no Rio, apesar de um caminhão de evidências, voltou quase à estaca zero devido a decisões judiciais que o beneficiaram.

Enquanto isso, o presidente da Câmara e aliado de Bolsonaro, Arthur Lira, disputou a eleição este ano e se reelegeu amparado em uma decisão provisória que está por aí desde 2018 sem que a Justiça tenha pressa sobre o caso.

O mesmo Superior Tribunal de Justiça analisa um recurso apresentado por Lira há dois anos sem uma conclusão. Ele havia sido condenado pela Justiça de Alagoas por um esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa quando também era deputado estadual entre 1999 e 2010. Segundo a sentença, ele pagou empréstimos pessoais com recursos de verba de gabinete e utilizou cheques da conta da Assembleia para garantir financiamentos pessoais.

Paulo Dantas foi para o segundo turno com 46,6% dos votos, apoiado por Renan Calheiros (MDB), enquanto seu adversário, Rodrigo Cunha (União Brasil), aliado de Lira, contou com 26,7%.

A notícia do afastamento do governador de Alagoas vem em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro tenta reduzir a dianteira de 12,9 milhões de votos que Lula registrou no Nordeste no primeiro turno. Ao que tudo indica, esse é mais um caso em que o jogo sujo do bolsonarismo sai das redes sociais e ganha uma ajuda de instituições públicas através de parceiros do presidente.

Com a PF azeitada dessa forma seletiva, não me surpreenderia que o ex-juiz Sergio Moro seja novamente convidado para ocupar o Ministério da Justiça.

Recomendações

COMENTÁRIOS