Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 18/Out/2022 às 15:51 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Meninas venezuelanas firmam "compromisso de silêncio" com Michelle e Damares

Publicado em 18 Out, 2022 às 15h51

"Pintou um clima": Michelle e Damares se encontram com venezuelanas a portas fechadas na casa de pastor que vive em região nobre de Brasília; meninas saem da reunião com "compromisso de silêncio". Objetivo é evitar o surgimento de novos detalhes sobre a polêmica, pelo menos até o fim da eleição

michelle bolsonaro damares alves
Michelle e Damares (Reprodução/Facebook)

Michelle Bolsonaro e Damares Alves se encontraram com as venezuelanas citadas por Jair Bolsonaro (PL), na tentativa de consertar o estrago causado pelo vídeo em que o presidente afirma que “pintou um clima” entre ele e as adolescentes de 13 e 14 anos conheceu durante um passeio de moto na comunidade de São Sebastião, nos arredores de Brasília.

A primeira-dama e Damares estavam insistindo desde sábado pelo encontro, mas as venezuelanas se recusaram a recebê-las até a tarde de segunda-feira. Só cederam à pressão depois que entrou em cena a embaixadora do governo autoproclamado de Juan Guaidó em Brasília, Maria Teresa Belandria.

Desde sábado, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República iniciou uma inspeção para encontrar o melhor lugar para a realização da reunião. Servidores da Secretaria de Comunicação da Presidência da República também estiveram envolvidos na força-tarefa.

De acordo com informações de Luciana Lima, repórter especial do ‘Meio’, a reunião durou mais de cinco horas e aconteceu na casa de um pastor evangélico no Lago Sul, região nobre de Brasília. Além das mães das adolescentes, participaram do encontro lideranças femininas da comunidade e do projeto social que as meninas faziam parte.

O encontro terminou após as venezuelanas firmarem um “compromisso para não falar nada” à irmã Rosita Milesi, que dirige o Instituto Migrações e Direitos Humanos, entidade que atua na ajuda a migrantes e refugiados venezuelanos do DF. “As líderes nos disseram o seguinte: ‘Não nos perguntem nada porque nós temos o compromisso de não falar nada’. Ponto!”, disse Rozita Milesi.

Segundo ela, houve ainda um pedido das próprias líderes comunitárias para que a entidade não se envolvesse no assunto. “Nós não tivemos nenhuma participação nesse encontro”, informou a irmã.

Conforme mostram novos vídeos, Bolsonaro chamou as meninas de prostitutas em mais de uma ocasião. Na entrevista ao podcast do canal Paparazzo Rubro Negro, além de afirmar que “pintou um clima”, Bolsonaro disse ainda que as meninas estavam “arrumadas para ganhar a vida”, quando na verdade elas participavam de um curso de estética, maquiagem e corte de cabelo.

Desespero

Desde que vídeos com o trecho da entrevista se disseminou nas redes sociais, abriu-se uma crise na campanha. O time do presidente tentou várias formas de diminuir o estrago provocado pela fala.

Primeiro a campanha pagou uma série de anúncios pagos com a inscrição “ Bolsonaro não é pedófilo”. A declaração reverberou nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp neste final de semana, levando o chefe do Executivo a fazer uma live em plena madrugada de domingo para tentar consertar o estrago.

ENTENDA O CASO:

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS