Redação Pragmatismo
Lula 25/Out/2022 às 16:02 COMENTÁRIOS
Lula

Lula diz que vai adotar medidas para mulheres receberem mesmos salários dos homens

Publicado em 25 Out, 2022 às 16h02

No Brasil, mulheres ganham 20,5% menos que os homens ainda que tenham mesma escolaridade e ocupem mesma função. Lula diz que salários serão equiparados em seu novo governo

Lula vai adotar medidas mulheres receberem mesmos salários homens
(Imagem: Carla Carniel | Reuters)

O ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, afirmou nesta terça-feira (25) que, se eleito, adotará medidas para garantir que as mulheres recebam os mesmos salários dos homens.

Lula deu a declaração ao conceder entrevista à rádio Nova Brasil FM. Levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, mostrou que as mulheres brasileiras ganham em média 20,5% menos que os homens quando se compara trabalhadores com mesma escolaridade, mesma idade e que tenham a mesma ocupação.

“A nossa Constituição tem como princípio que o homem e a mulher devem ganhar salário igual se tiverem a mesma função. E vamos regulamentar esta lei. Vamos garantir que a mulher e o homem possam ganhar salário igual. Não é justo a mulher ser tratada como cidadã de segunda classe. Se ela faz igual ao homem, tem que ganhar igual ao homem”, declarou Lula.

O Artigo 5º da Constituição diz que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. E o Artigo 461 da Lei 1.723/1952 define: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.”

Proposta de Guedes para retirar do IR dedução de gasto com Saúde e ensino atinge em cheio a classe média

O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30), e as pesquisas eleitorais têm mostrado o petista à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Levantamento do instituto Ipec divulgado nesta segunda (24), por exemplo, mostrou Lula com 50% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 43% das intenções de voto (veja no vídeo abaixo).

Governo não será ‘só de petista’

Ainda na entrevista desta terça-feira, Lula afirmou que, se eleito, não fará um governo “só de petista”.

Desde que foi confirmado o segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista recebeu diversos apoios de políticos, economistas e setores da sociedade que até então não eram aliados históricos do PT.

Líderes históricos do PSDB como ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro Aloysio Nunes, por exemplo, declararam apoio a Lula. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa também declarou apoio ao petista. Além disso, economistas como Henrique Meirelles, Pérsio Arida e Armínio Fraga também decidiram apoiar o petista contra Bolsonaro.

“Não posso causar decepção ao povo. Estou predestinado a trabalhar mais horas, envolver mais gente. Não será um governo só de petista, será um governo em que estarão presentes vários segmentos da sociedade, petistas e não petistas, pessoas que não têm partido. O que eu quero é juntar as pessoas de bem, que pensam o país democraticamente e tenham sensibilidade social para que a gente possa governar o país”, declarou Lula.

Tirar o ‘ódio’ da cabeça

Lula também afirmou na entrevista desta terça-feira ser preciso tirar o “ódio” da cabeça para que as pessoas possam conviver de forma civilizada e democrática.

“As pessoas […] sabem que é muito importante a gente recuperar a alegria desse povo, tirar o ódio da cabeça das pessoas, fazer com que as pessoas parem de brigar em suas famílias, parem de brigar entre amigos, e a gente aprenda de forma civilizada a conviver democraticamente e numa boa”, afirmou.

Orçamento da Educação

Ainda na entrevista, Lula disse que, se eleito, fará o remanejamento do Orçamento da União para garantir mais recursos para a Educação. O orçamento para a área em 2023 já foi proposto pelo governo Bolsonaro e está em análise no Congresso Nacional.

Está em vigor no Brasil desde 2017 uma emenda constitucional que estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) não podem ficar acima da inflação do ano anterior, é o chamado teto de gastos (Lula já disse que, se eleito, buscará modificar a norma).

“A Educação será prioridade no meu governo. Quando assumi em 2003 se dizia que não tinha dinheiro, e decidi que a gente tinha que fazer um esforço muito grande. Remanejamento de verba para que a gente não deixe a Educação de fora. A Educação é a única coisa que faz com que o Brasil possa ser competitivo em relação aos países avançados. Para mim, Educação é fundamental. Vamos encontrar dinheiro, vamos fazer o remanejamento no Orçamento porque precisamos colocar dinheiro na Educação”, declarou o petista.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS