Redação Pragmatismo
Literatura 29/Out/2022 às 09:35 COMENTÁRIOS
Literatura

Livro que analisa trajetória do Governo Bolsonaro está com download gratuito até este domingo

Publicado em 29 Out, 2022 às 09h35

“Ele não vai gostar de ler” é o primeiro livro de Anderson Pires e também a obra de estreia da Editora Termômetro. Diante da importância em se discutir o momento histórico do país

Livro analisa trajetória Governo Bolsonaro download gratuito domingo
Versão digital do livro “Ele não vai gostar de ler” está disponível (Imagem: Felipe Gesteira)

Termômetro da Política

Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, uma excelente oportunidade para compreender a fundo o que tem sido o Governo Bolsonaro ao longo dos últimos anos está disponível a todos os leitores que se interessam pela política brasileira. A versão digital do livro “Ele não vai gostar de ler” (Editora Termômetro, 242 p., 2022), do publicitário Anderson Pires, está liberada para
gratuito até este domingo (30), na Amazon.

Para quem preferir a edição impressa, o livro físico também está à venda, na mesma página. A versão impressa custa R$ 40. Além da compra on-line pela Amazon, o livro impresso também pode ser adquirido na Livraria do Luiz, em João Pessoa, nas unidades do Centro e do Mag Shopping.

Clique aqui para fazer o download do livro Ele não vai gostar de ler

A edição digital de “Ele não vai gostar de ler” pode ser lida por meio do aplicativo Kindle, disponível gratuitamente para celulares, computadores e tablets. Para quem nunca usou a plataforma, basta baixar o aplicativo, criar uma conta na Amazon e adicionar o livro à biblioteca. Durante o período da promoção, quem fizer o download do livro irá economizar o valor total da obra. A partir da segunda-feira (31), a versão digital volta a custar R$ 24,99.

Sobre a obra

Na obra, composta por 64 artigos, Anderson Pires aponta movimentos políticos que desde 2013 contribuíram com a eleição de Jair Bolsonaro e o desmonte às conquistas sociais, com destaque para o protagonismo da Operação Lava Jato e sua jornada de aparelhamento da Justiça brasileira, onde foram aviltados direitos individuais e a Constituição durante o processo. O livro contém textos que tratam dos fatos políticos do início do Governo Bolsonaro até a confirmação da candidatura do Lula a presidente, em 2022.

“A elite brasileira, os conservadores e o que de mais abjeto pudessem juntar era válido, tendo como propósito tomar posse do Brasil e interromper um ciclo de governos petistas que, mesmo não radical, implantou medidas para minimizar desigualdades, combater preconceitos e tornar o país um pouquinho mais plural e humano”, avalia Anderson Pires.

Conjuntura política

As eleições deste ano marcam um momento histórico para a retomada do pleno ambiente democrático no Brasil. “Não há alternativa sem a democracia, e nesse momento ela está em risco diante de tantos ataques de uma parcela minoritária da sociedade, mas com o apoio incisivo do governo Bolsonaro”, avalia o deputado federal e ex-ministro dos Governos Lula e Dilma, Orlando Silva (PCdoB-SP), que assina o prefácio da obra.

“A obra de Anderson Pires, meu companheiro de lutas de movimento estudantil e desafios da política brasileira, chega em boa hora para debatermos o alcance da democracia no Brasil e dos desafios que esta Nação tem em buscar o equilíbrio do desenvolvimento econômico e social”, diz Orlando Silva, que também foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e militou ao lado de Anderson na política estudantil.

O evento servirá também para mobilizar a discussão em torno da defesa da democracia e da importância de eleger Lula já no primeiro turno, junto a todas as forças que têm se unido pelo Brasil. Por isso, o lançamento será também um ato político em defesa da democracia e apoio a Lula.

Importância histórica

“Ele não vai gostar de ler” é o primeiro livro de Anderson Pires e também a obra de estreia da Editora Termômetro. Diante da importância em se discutir o momento histórico do país, a editora está oferecendo 50 exemplares para doação a bibliotecas que tenham interesse em ter o livro em seu acervo.

Além do prefácio de Orlando Silva, o livro conta também com texto de contracapa assinado pela historiadora Raquel Varela, professora da Universidade Nova de Lisboa, e capa de Luyse Costa.

Sobre o autor

Anderson Pires nasceu em 1973, é alagoano, de Maceió. Até decidir-se pela Comunicação, experimentou diferentes cursos, tendo maior destaque a Engenharia Mecânica, na UFPB, vocação cooptada pela militância política. Entre idas e vindas fez da Paraíba a sua casa, para onde tem voltado nos últimos 28 anos. Começou como Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFPB, ocupou diversos espaços políticos. Foi membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, Membro do Conselho Superior Universitário da UFPB, Primeiro Tesoureiro da União Nacional dos Estudantes – UNE, Diretor de Comunicação da União Nacional dos Estudantes – UNE. Foi Secretário-Geral e de Organização do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa – PB, Membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba. Sócio fundador da Signo Inteligência e Marketing e Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Paraíba. Secretário Adjunto de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa – PB e Conselheiro Nacional do SENAC.

Em 2016, a política e a comunicação dão lugar a outra paixão. Fez uma pós-graduação em Alta Gastronomia, pela Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, atividade que muito o fascina. Fiel ao seu tempo, tornou-se colunista dos portais Pragmatismo Político e Termômetro da Política. É ainda redator e apresentador do Podcast 40 Graus, além de responsável por diversas campanhas publicitárias e de marketing político, muitas delas premiadas.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS