Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Out/2022 às 19:37 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

João Azevêdo tem 55% e Pedro Cunha Lima 45% na Paraíba, revela pesquisa

Publicado em 11 Out, 2022 às 19h37

João Azevêdo é apoiado por Lula e pelo PT neste 2º turno, enquanto Pedro representa as aspirações da oligarquia Cunha Lima de retornar ao poder na PB

joao azevedo pedro cunha lima
João Azevêdo e Pedro Cunha Lima (Foto esq: Walla Santos/ClickPB)

O governador João Azevêdo (PSB) tem 55% dos votos válidos e é o favorito para vencer o 2º turno da eleição na Paraíba. Pedro Cunha Lima (PSDB) soma 45%. As informações são da pesquisa Real Time Big Data, divulgada pela Rede Record nesta terça-feira (11).

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

No cenário de votos totais, João tem 48% e Pedro 39%, enquanto os que dizem votar nulo ou branco são 7% e os entrevistados que afirmaram não saber ou preferiram não responder somam 6%.

João, que obteve 39% dos votos no 1º turno, recebeu o apoio formal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores. Pedro Cunha Lima teve 23% dos votos no primeiro turno.

Filho do ex-governador Cássio (PSDB), Pedro representa as aspirações da oligarquia Cunha Lima de retornar ao poder na Paraíba. Por conta da forte influência eleitoral de Lula no estado, Pedro decidiu não declarar voto para presidente e foi chamado de ‘covarde’ por eleitores de Bolsonaro.

Terceiro mais votado no primeiro turno, Nilvan Ferreira (PL), candidato de Bolsonaro, declarou ‘neutralidade’ e disse que não vota em nenhum dos candidatos neste segundo turno.

Recomendações

COMENTÁRIOS