Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 08/Out/2022 às 18:46 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Igreja diz que não convidou Bolsonaro para Círio de Nazaré e critica uso eleitoral dos festejos religiosos

Publicado em 08 Out, 2022 às 18h46

Recebido com vaias e protestos, Bolsonaro ficou isolado no Círio de Nazaré. Em nota, Igreja afirmou não ter feito convite a qualquer autoridade política e diz não desejar o uso eleitoral ou partidário dos festejos religiosos

bolsonaro círio de nazaré
O presidente Jair Bolsonaro durante romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Pará — Foto: Fabiano Villela/ Rede Liberal

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) embarcou em navio da Marinha que participou de romaria fluvial do Círio de Nazaré neste sábado, mas a Arquidiocese de Belém nega, em nota, ter feito convite a qualquer autoridade e diz não desejar o uso político ou partidário dos festejos religiosos.

Bolsonaro, que se declara católico, mas tem desempenho inferior a seu adversário — o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — nesse nicho do eleitorado, embarcou na corveta da Marinha Garnier Sampaio, que carregava a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na romaria fluvial.

O presidente ficou isolado no evento, ao lado de deputadas aliadas como Carla Zambelli e Bia Kicis. Populares chegaram a vaiar o mandatário e proferiram gritos de ‘fora Bolsonaro’. No estado do Pará, Lula teve 52% no primeiro turno e Bolsonaro 40%.

“Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação”, diz a arquidiocese, na nota.

“Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio”, acrescenta a entidade.

O Círio é uma manifestação religiosa reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é realizada há mais de 200 anos em Belém, a partir do achado de imagem da Nossa Senhora de Nazaré. As festas tradicionalmente ocorrem durante outubro e envolvem mais de 10 procissões, incluindo a romaria fluvial.

Bolsonaro lidera as intenções de voto entre os evangélicos, na esteira de bandeiras conservadoras e da chamada pauta de costumes. Lula, que tem maioria entre os eleitores católicos, tem sido pressionado para fazer um gesto aos evangélicos, importante parcela do eleitorado brasileiro. Mesmo assim, o petista tem resistido comparecer a grandes eventos de qualquer matiz religiosa e tem declarado que não se mistura política com religião.

com Reuters

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS