Redação Pragmatismo
Saúde 25/Out/2022 às 16:24 COMENTÁRIOS
Saúde

Ex-mulher de Pazuello revela que governo Bolsonaro usou AM como "laboratório humano"

Publicado em 25 Out, 2022 às 16h24

Em depoimento comovente, ex-esposa do General Pazuello conta detalhes sórdidos das ações do marido e de Bolsonaro na pandemia. A alta cúpula do governo se esbaldava em festas regadas a whisky e falava em "comprar sacos pretos" no pior momento da crise: "Eu estava em Manaus. Naquele momento eu ainda acreditava na salvação do meu casamento e topei o desafio [...] prescreveram cloroquina até para grávidas em estado febril. Após ser informado que a cloroquina era ineficaz, ele disse que iria 'mudar a bula do medicamento'. Estava embriagado pelo poder"

Andrea Barbosa ex-esposa de Pazuello
Andrea Barbosa, ex-esposa de Pazuello

A ex-mulher do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou, em depoimento comovente, que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a situação de Manaus durante a pandemia como “laboratório de teste de imunidade de rebanho”.

Em um dos momentos mais graves da pandemia, Manaus enfrentou um colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio para os pacientes internados pela COVID-19. Milhares de pessoas morreram agonizando por falta de ar.

Na época, Pazuello estava à frente da pasta e foi apontado pelos senadores na CPI da COVID como um dos responsáveis pela crise que aconteceu no Amazonas.

Em seu depoimento (vídeos abaixo), a dentista Andrea Barbosa disse que “nunca” vai perdoar o governo Bolsonaro e “quem compactou com ele”. “Eu simplesmente estava em Manaus, a contragosto, mas estava. Naquele momento eu ainda acreditava na salvação do meu casamento e topei o desafio”.

“Eu estava lá quando Manaus foi feita de laboratório pra testar imunidade de rebanho (isso mesmo, aquela mesma que se testa em gados), quando a cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz, era prescrita até para grávidas em estado febril pelo aplicativo TratCov. Eu estava lá quando milhares de caixões eram enterrados em valas porque no cemitério já não tinha espaço e o presidente dizia que não era coveiro e, portanto, não tinha nada com isso”, relatou.

A ex-esposa afirma que Pazuello foi informado por autoridades da área da Saúde que a cloroquina não surtia efeito contra a Covid, mas o marido não se importou e dizia que “mudaria a bula do medicamento”.

“Eu surtei, eu confesso. Foi demais pra mim. Deus me fez humana demais pra não compactuar, não aceitar, me revoltar contra tudo isso”, completou.

VÍDEOS:

Soube de traição no dia do aniversário

A dentista Andrea Barbosa afirmou que ficou sabendo que o marido tinha amante, a médica e assessora do ex-ministro, Laura Appi, no dia do seu aniversário. Ela afirmou também que não recebe pensão e que durante um ano e dois meses, ele foi apenas seis vezes a Manaus ver a filha que ficou com ela.

“Eu me separei de fato, eu não quis mais vê-lo, em agosto do ano passado, quando recebi uma hipocrisia tamanha de Brasília. No mesmo dia que recebi no dia do meu aniversário os parabéns da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, eu também recebi fotos do churrasco com a assessora [Laura Appi]. Então, acho que fui vítima de hipocrisia, de abuso e de muitas coisas que as pessoas não sabem”, disse.

“A situação me deixa muito constrangida, porque quando eu entro na internet sou sempre falada como mulher interesseira. Conheço Eduardo há 30 anos, eu tenho 16 de relacionamento com ele, então não foi uma vidinha que começou agora e por interesse. Nem pensão eu recebo, e isso me constrange, sabe? É constrangedor porque não estou economicamente ativa, estou fora do mercado, embora seja dentista. Sofri vários tipos de abuso patrimonial, moral, psicológico. Então, assim, as coisas complicam muito quando você é refém de uma situação”.

Recomendações

COMENTÁRIOS