Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 01/Out/2022 às 16:58 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Esquerda prega voto útil em Alvaro Dias contra Moro: "8 anos de Moro no Senado não dá"

Publicado em 01 Out, 2022 às 16h58

"Álvaro Dias é um mal que já conhecemos, que já temos. É preciso evitar a vitória de Moro agora e colocá-lo na lata de lixo da história. O ex-juiz busca sobrevida e quer passar 8 anos mamando no Senado. Não podemos esquecer que ele é um dos grandes responsáveis pela tragédia que se abateu sobre o Brasil". Há também movimentos de voto útil no ES, DF e MG para derrotar os bolsonaristas Magno Malta, Damares Alves e Cleitinho

Sergio Moro Alvaro Dias Senado
Sergio Moro disputa vaga ao Senado contra Álvaro Dias no Paraná

Setores da esquerda estão realizando movimentos para tentar impedir a vitória ao Senado do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). “Moro traiu a Lava Jato para ser ministro. Depois, traiu Bolsonaro para ser candidato a presidente”, diz um vídeo publicado nas redes.

No Paraná, o senador Alvaro Dias (Podemos) tinha 36% das intenções de voto e liderava a última pesquisa feita pelo Ipec. Moro aparecia com 25% e o bolsonarista Paulo Martins (PL), com 8%.

Nas redes sociais, apoiadores de Lula começaram a defender voto em Alvaro Dias para impedir a eleição de Moro. “O Álvaro Dias já conhecemos, é um mal que já temos e, de alguma forma, conseguiremos lidar. Moro representa um novo mal, um sujeito pau-mandado, medíocre e serviçal que destruiu dezenas de empresas brasileiras durante sua caçada a Lula”, alerta um eleitor.

“Dilma sofreu o impeachment muito por conta das ações da Lava Jato, que a impediram de governar e deslegitimaram a ex-presidente politicamente. Lula foi preso com a única finalidade de não disputar e vencer as eleições em 2018. Segundo as pesquisas, Álvaro Dias é o único que pode vencer Moro, e o ex-juiz é um mal maior”, acrescenta.

Voto útil no DF

No Distrito Federal, a estratégia leva eleitores mais identificados com a esquerda a defender voto em uma ex-ministra de Bolsonaro. Existe uma campanha de voto útil no DF em favor da ex-ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo) contra a também ex-colega de Esplanada Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).

A mais recente pesquisa Ipec mostrou empate entre ambas na disputa ao Senado –as duas têm 28% das intenções de voto. As duas disputaram o apoio oficial de Bolsonaro. Flávia está na chapa do governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB).

Voto útil no ES

No Espírito Santo, a possível beneficiária do voto útil é Rose de Freitas (MDB). O objetivo do fenômeno no estado é tentar barrar o retorno de Magno Malta (PL) ao Senado. Rose não teve uma atuação ligada à esquerda em seus anos no Senado, mas conseguiu o apoio formal do PT a sua candidatura à reeleição.

Pesquisa Ipec divulgada na quinta-feira (22) mostrou que Rose e Malta estão tecnicamente empatados. Ela aparece com 31% das intenções de voto, contra 27% do aliado de Bolsonaro. A pesquisa, feita a pedido da TV Gazeta, tem margem de erro de três pontos percentuais.

Voto útil em MG

Em Minas Gerais, há também uma defesa da candidatura de Alexandre Silveira (PSD) ao Senado para derrotar o bolsonarista Cleitinho (PSC). A última pesquisa Ipec mostrou empate técnico entre ambos: Cleitinho tem 23% das intenções de voto, ante 21% do atual senador.

Silveira tem registrado trajetória de alta nas últimas pesquisas de intenção de voto. O PT apoia o senador e a tentou convencer Sara Azevedo (PSOL) a retirar seu nome da disputa ao Senado.

“Nós entendemos que essa é uma eleição muito ímpar na história do Brasil. É uma eleição histórica. Temos um desafio histórico da reconstrução do Brasil, e estamos preocupados com a reconstrução do Brasil”, afirma o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), líder do partido na Câmara dos Deputados.

Recomendações

COMENTÁRIOS