Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 09/Out/2022 às 08:43 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro usa crianças sem autorização dos pais para fazer propaganda eleitoral

Publicado em 09 Out, 2022 às 08h43

Pais das crianças que apareceram na campanha de Bolsonaro sem autorização ficaram indignados. "Quero saber quem autorizou a veiculação da minha filha nesse vídeo? Peço que retire imediatamente do ar", desabafou um pai. A campanha do presidente agiu em conluio com uma escola do DF, que havia informado apenas que faria um 'passeio por pontos turísticos de Brasília para uma gravação para a Copa do Mundo'. Nesse dia, foi exigido que as crianças fossem para a aula vestidas com a camisa da seleção

crianças pais bolsonaro sem autorização
(Reprodução: Pais de crianças foram enganados por escola, que informou que os alunos seriam levados para uma gravação sobre a Copa do Mundo. Entretanto, as crianças foram levadas para gravar uma peça eleitoral de Bolsonaro)

Vários pais ficaram indignados na última sexta-feira (7) ao verem seus filhos aparecerem sem autorização em uma propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Primeiramente, quero saber quem autorizou a imagem da minha filha, uma das negras, vinculada a esse vídeo? Peço que retire imediatamente esse vídeo do ar para que você não tenham problemas judiciais! Eu e a mãe dela já estamos falando com o nosso advogado para continuar”, relatou Milsinho, pai de uma das meninas.

Milsinho registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Criança e do Adolescente dizendo que a escola onde a filha estuda levou os alunos, menores de idades, a um evento de campanha sem o consentimento dos pais.

O homem disse que o colégio havia informado apenas que faria um passeio por pontos turísticos de Brasília para uma gravação de um vídeo para a Copa do Mundo. Para o passeio, a instituição de ensino pediu que as crianças usassem camisetas da seleção brasileira.

A escola enviou para os pais um pedido de autorização para gravação de um videoclipe. No bilhete, o colégio escreveu que estava em “contagem regressiva” para o torneio de futebol e recomendou que as crianças estivessem na instituição às 7h30, vestidas com a camiseta do Brasil ou uniforme e que levassem lanche reforçado.

As imagens foram divulgadas por Fábio Wajngarten, coordenador de comunicação da campanha do presidente, nas redes sociais e mostram Bolsonaro ao lado das crianças, muitas com camisas nas cores verde e amarela, no Palácio do Alvorada, cantando a música “Mostra tua força Brasil”. A publicação viralizou ao ser reproduzida por apoiadores do presidente.

No post de Wajngarten, Milsinho fez um comentário pedindo a exclusão do vídeo das redes sociais, mas não obteve resposta até o momento. “Não queremos tratar de política nesse caso. Não é porque é o Bolsonaro ou o Lula. A questão é que eu preciso saber onde a minha filha vai. Não gostei de vê-la exposta nacionalmente e mundialmente agora”, afirmou.

“Minha filha vai fazer 10 anos agora. Nunca teve rede social. Sempre tentamos preservá-la. Agora, me sinto mãos atadas, porque não consigo resolver essa situação. As imagens já reverberaram mundialmente”, acrescentou o homem.

“Nós tememos represálias, minha filha é negra, as pessoas estão matando pessoas por causa de cor de camisa e posicionamento político. A gente não quer que nossa filha passe por isso. Nós estamos muito tristes, pois eu sinto que não consegui proteger minha filha”, lamentou.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS