Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 31/Out/2022 às 12:39 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Bolsonaristas do núcleo duro reconhecem derrota de Bolsonaro, que permanece em silêncio

Publicado em 31 Out, 2022 às 12h39

Vários bolsonaristas do chamado 'núcleo duro' já reconheceram a vitória do chefe, mas Jair Bolsonaro permanece recluso e em silêncio

bolsonaristas reconhecem derrota

Muitos aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) já reconheceram publicamente a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da disputa eleitoral de 2022. No entanto, o presidente permanece em silêncio até o início da tarde desta segunda-feira (31).

Os senadores eleitos Sérgio Moro (União Brasil) e Damares Alves (Republicanos), que foram ministros de Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o governador reeleito de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) foram alguns dos aliados que publicaram mensagens nas redes sociais respeitando o resultado das urnas.

A senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) disse que Bolsonaro sairá da “Presidência da República de cabeça erguida”. A ex-ministra postou que o atual presidente é “um mito e resgatou no país o sentimento de patriotismo”.

“Perdemos uma eleição, mas não perdemos o amor pelo nosso país. Bolsonaro deixará a Presidência da República em janeiro de cabeça erguida, com a certeza de dever cumprido e amado por milhões de brasileiros”.

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro também reconheceu o resultado eleitoral e disse que vai fazer “oposição”. Ele havia rompido com Bolsonaro em 2020, porém se reaproximou do presidente na campanha para o segundo turno.

“A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País”.

Apoiador de Jair Bolsonaro no 2º turno das eleições, o governador reeleito Romeu Zema se colocou à disposição para dialogar. “Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece. Estarei aberto ao diálogo para que o Brasil possa crescer com trabalho, honestidade e respeito”.

A deputada federal reeleita por São Paulo Carla Zambelli (PL) afirmou que o “sonho de 51 milhões de brasileiros continua vivo”. “Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei, porque Tu Senhor Deus estás comigo. O sonho de liberdade de mais de 51 milhões de brasileiros continua vivo”, escreveu Zambelli. “E lhes prometo, serei a maior oposição que Lula jamais imaginou ter”.

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito Ricardo Salles (PL-SP) também reconheceu a derrota de Bolsonaro. “Não há o que espernear”, disse ele.

O ex-ministro da Infraestrutura e governador eleito em São Paulo Tarcísio de Freitas disse que parabenizar Lula é um ato que faz parte da democracia, e disse esperar que o petista governe para todos.

A ex-ministra da Agricultura e senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (PP-MS) admitiu a derrota do governo e parabenizou Bolsonaro. “Numa democracia, nem sempre a nossa escolha prevalece nas urnas. O resultado das eleições de hoje nos ensina a perseverar e a respeitar as diferenças”, escreveu ela nas redes sociais. “Presidente Jair Bolsonaro, seu governo fez história”.

Recomendações

COMENTÁRIOS