Redação Pragmatismo
Educação 11/Out/2022 às 16:08 COMENTÁRIOS
Educação

Advogado de professora diz que ela não fez gesto nazista: "Foi saudação à bandeira e à pátria"

Publicado em 11 Out, 2022 às 16h08

Colégio anuncia demissão de professora de redação que fez gesto nazista. Outros professores relatam que a mulher fazia campanha para Jair Bolsonaro nas dependências da instituição: "até mesmo no sábado, véspera de eleição"

Advogado professora não fez gesto nazista saudação bandeira pátria
Professora Josete Biral

A professora de redação Josete Biral, que foi filmada fazendo um gesto que seria uma saudação nazista em sala de aula do Colégio Sagrada Família, em Ponta no Paraná, será demitida, segundo informou a instituição nesta segunda-feira (10). A professora atua na instituição de ensino há quase duas décadas.

A cena gravada por alunos aconteceu na última sexta-feira (7), durante uma aula para alunos do ensino médio.

Com uma bandeira do Brasil presa ao corpo, a mulher coloca a mão na testa e estica o braço para frente, um gesto feito por apoiadores do regime nazista para saudar Adolf Hitler. É possível ouvir um hino, não identificado, ao fundo.

Adolf Hitler e a teoria conspiratória bolsonarista do marxismo cultural

A diretora-geral da instituição, irmã Edites Bet, informou que o colégio repudiou o ato, o qual classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora. Segundo ela, a escola decidiu demitir a profissional.

A professora, informou, por meio de seu advogado, Alexandre Jorge, que não fez uma saudação nazista.

“O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista”, disse a defesa.

Segundo Jorge, o gesto “foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria”.

Além disso, o advogado citou que qualquer acusação ou imputação contra sua cliente sobre gesto nazista configura fato criminoso.

A postura da professora no vídeo foi vista por outros profissionais do colégio como absurda.

Um professor, informou, no entanto, que esta não é a primeira vez que uma atitude da professora chamou a atenção.

De acordo com ele, às vésperas do primeiro turno das eleições de 2 de outubro, ela foi até a janela de uma das salas e balançou uma bandeira verde e amarela. A ação foi presenciada por vários alunos e gravada. É possível ouvir alguém dizer “mito”, como o presidente Jair Bolsonaro (PL) é chamado, mas não é possível identificar quem gritou.

Além disso, os profissionais da escola contaram que a docente tem feito campanha para o candidato Bolsonaro nas dependências da escola e o que segundo a direção do colégio, é uma postura contrária à da instituição, que se mantém neutra.

“A escola tem uma posição neutra politicamente junto aos seus alunos e professores. Orientamos aos mestres que procedam com neutralidade e respeito em todas as situações”, escreveu a diretora-geral.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS