Educação

Professor que carimbou alunos para não repetirem merenda é militante de extrema-direita

Share

Professor faz questão de demonstrar posicionamento de extrema direita e costuma posar ao lado de fortes aparatos de guerra, como tanques e metralhadoras .50. Saimon Freitas Cajado será investigado por abusos contra os estudantes

Professor Saimon carimbou alunos para não repetirem merenda (Imagem: Reprodução)

Professor efetivo da rede pública de ensino do Distrito Federal desde 2014, Saimon Freitas Cajado Lima é o docente responsável, segundo apuração interna da Secretaria de Educação, por criar o mecanismo de carimbo no braço de alunos do Centro Educacional (CED) 03 de Planaltina. A marcação serviria para evitar que as crianças não repetissem a merenda escolar.

Com graduação em estudos sociais e habilitação em Geografia pela União Pioneira de Integração Social (Unip), em 2005, Saimon é atuante nas redes sociais. Fazendo questão de demonstrar um posicionamento de extrema direita, o professor costuma posar enrolado em bandeiras do Brasil e próximo a fortes aparatos de guerra, como tanques e metralhadoras.

Saimon Freitas Cajado Lima (Imagem: Reprodução)

O docente, que ganha R$ 6,1 mil líquidos, de acordo com o Portal da Transparência do DF, também faz constantes publicações comparando o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) à organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Leia também:
A fome grita no país dos privilégios
Homem que humilhou mulher que precisa de ajuda para comer é bolsonarista e empresário do agro

Saimon gravou diversos vídeos e registros ocorridos durante a parada militar de 7 de setembro, ocorrida em Brasília.

Professor Saimon durante a parada militar de 7 de Setembro (Imagem: Reprodução)

Governador se posiciona

Na sexta (9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) repudiou o caso. Alunos disseram que foram carimbados na mão assim que receberam o alimento fornecido pelo CED 03, de forma que fossem impedidos de comerem mais. O caso teria ocorrido na sexta-feira (2/9).

Ibaneis chamou o caso de “absurdo” e informou que determinou apuração à Secretaria de Educação. “Pedi providências imediatas para a Secretaria de Educação para resolver esse absurdo, que não pode acontecer em nenhuma escola. É inadmissível”, afirmou o governador no Twitter.

Ibaneis compartilhou o vídeo no qual a secretária de Educação diz que o governo e a pasta “repudiam veementemente uma atitude dessa”.

Corregedoria irá investigar

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse que uma equipe da pasta foi até a escola e apurou as informações sobre o caso. O relatório será enviado à corregedoria.

Hélvia enfatizou que “a criança está na escola e precisa receber alimentação saudável. Temos prezado, sim, por uma alimentação de excelência para os nossos estudantes. Então, deslocamos uma equipe até a escola para verificar a situação, o que realmente aconteceu e, se for necessário, vamos punir os envolvidos nessa história. Não aceitamos, de forma alguma, qualquer constrangimento a qualquer aluno que seja da rede pública de ensino”.

Saiba mais:
O direito humano à alimentação adequada e as merendas na escola
“Dava para ver todos os ossos do corpo”: relatos sobre a volta da fome no Brasil

A secretária disse que o CED 3 de Planaltina funciona em três turnos. O diretor estava na unidade durante a tarde e à noite. De manhã, quem deveria estar responsável pela escola era o vice-diretor, mas ele estava no médico, de acordo com a apuração interna da pasta.

“Então esse professor teve a ideia de carimbar os meninos porque, como a escola é muito grande, a fila para a merenda é grande e alguns começaram a furar a fila. Então, quem já tinha almoçado queria repetir, enquanto outras crianças ainda não tinham comido. Por isso, ele decidiu carimbar os alunos. Mesmo tendo coordenador e supervisor pedagógico, ninguém impediu que ele fizesse isso. As pessoas devem ter achado natural, o que para mim é um absurdo”, contou a secretária.

“Isso gerou um enorme constrangimento aos estudantes, o que considero inaceitável. Também serão verificados possíveis abusos ou omissão por parte da gestão da escola”, concluiu Hélvia.

Com Metrópoles

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!