Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 28/Set/2022 às 15:50 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Ministros de Bolsonaro preveem derrota e já mandam recados a Lula

Publicado em 28 Set, 2022 às 15h50

Ministros, ex-ministros e políticos que apoiam Bolsonaro admitem possibilidade de derrota e mandam recados a Lula. Empresários que têm interlocução com o PT foram usados como mensageiros

Com pesquisas de intenção de voto indicando a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, ministros, ex-ministros e políticos que até agora eram aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) já começaram a mandar recados a interlocutores do petista de que nada têm contra ele. A informação é a jornalista Mônica Bergamo.

Em público eles seguem apoiando o chefe do Executivo e até mesmo criticando duramente o ex-presidente, mas começam a admitir a possibilidade de Bolsonaro ser derrotado.

Ministros e políticos têm enviado sinais de que não pretendem fazer oposição acirrada a Lula, caso ele saia vitorioso do pleito. Ainda de acordo com a jornalista Mônica Bergamo, alguns políticos usaram como mensageiros empresários que têm interlocução com o PT (Partido dos Trabalhadores).

Levantamentos recentes mostram que o petista tem chance de vencer no primeiro turno, no próximo domingo, dia 2 de outubro. Na semana passada, por exemplo, o Datafolha mostrou Lula com 51% dos votos válidos. Já na segunda-feira (26), o Ipec apontou que o ex-presidente chegou a 52% dos votos válidos.

Nesta quarta-feira (28), a nova pesquisa Genial/Quaest coloca Lula com 50,5% dos votos válidos. A nova pesquisa PoderData, também divulgada hoje, diz que Lula tem 48% dos votos válidos.

Apesar dos números, as campanhas de Lula e Bolsonaro não acreditam que a eleição já esteja decidida. Ambos ainda têm uma semana de campanha, além do debate da TV Globo, marcado para quinta-feira (29).

A abstenção, em especial entre eleitores de baixa renda, pode trazer surpresas caso a margem de votos para vitória de Lula no primeiro turno siga apertada. Historicamente, a abstenção é maior entre pessoas de menor renda e escolaridade, pelos custos e pelas dificuldades que elas muitas vezes têm de ir ao local de votação. E é justamente nesses segmentos do eleitorado que Lula tem o seu maior percentual de intenção de votos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS