Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 27/Set/2022 às 17:26 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Joaquim Barbosa grava vídeo e declara voto em Lula no 1º turno

Publicado em 27 Set, 2022 às 17h26

Ministro que virou herói dos antipetistas após caso do mensalão declara voto em Lula e faz duras críticas a Jair Bolsonaro: "É abjeto e desprezível"

Joaquim Barbosa grava vídeo declara voto Lula eleições fora bolsonaro democracia
Imagem: Nelson Jr. | STF

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa gravou vídeos declarando voto no ex-presidente Lula (PT) nas eleições ao Palácio do Planalto deste ano. O material foi gravado de Paris, onde Barbosa passa férias, e encaminhado no domingo (25/9) ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula.

Os vídeos estão sendo editados pelo marketing da campanha do petista, que os reunirá os 12 vídeos em uma só peça, a ser divulgada nos próximos dias por aliados do ex-presidente.

Segundo apurou a coluna, além de declarar voto em Lula, Joaquim Barbosa faz duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

O apoio de Barbosa a Lula será simbólico, uma vez que o ex-ministro foi o relator do Mensalão do PT no STF, quando condenou diversos petistas. Como a coluna noticiou na sexta-feira (23/9), petistas tinham deflagrado uma ofensiva para convencer o ex-ministro do Supremo a declarar voto em Lula.

Em 2018, Joaquim Barbosa chegou a ensaiar candidatura à Presidência pelo PSB, o que não avançou. No segundo turno, ele declarou voto em Fernando Haddad (PT).

Nas gravações, Joaquim Barbosa relembra a época que fez parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é assim, como ex-integrante, que ele garante a segurança e transparência das eleições. Bolsonaro, que questiona as urnas eletrônicas, representa um risco à democracia e, para Barbosa, Lula é o único que pode derrotar o presidente. Seu voto, diz, é uma forma de proteger a democracia brasileira.

O ex-ministro Joaquim Barbosa foi indicado pelo ex-presidente Lula em 2003 à Suprema Corte. Mesmo assim, destacou-se por perseguir e combater o Partido dos Trabalhadores no caso do Mensalão. Esse escândalo de corrupção surgiu em 2005, quando o deputado cassado e preso Roberto Jefferson denunciou um suposto esquema de compra de apoio dos deputados. Barbosa, como ministro, representou um dos votos mais firmes dessa ação penal que condenou grandes nomes do PT, como o ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado José Genoino.

Com Metrópoles e Jornalistas livres

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS