Redação Pragmatismo
Economia 23/Set/2022 às 06:47 COMENTÁRIOS
Economia

Com isenção de tributos para o diesel, margem de receita dos postos cresce 49%

Publicado em 23 Set, 2022 às 06h47
isenção tributos diesel margem receita postos cresce
(Imagem: Fernando Frazão | ABr)

A margem de receita dos postos de combustíveis do país, com a venda de óleo diesel, aumentou 49% neste ano. Segundo análise do Observatório Social do Petróleo (OSP), esse crescimento foi percebido a partir da aprovação da Lei Complementar 192, em 11 de março, que zera os impostos federais Pis e Cofins nas operações com diesel até 31 de dezembro.

Do início de janeiro até o dia 12 de março, a margem de revenda dos postos de abastecimento para o diesel era, em média, R$ 0,46 por litro. Após a desoneração dos impostos sobre os combustíveis, a média da margem de revenda subiu para R$ 0,69, representando uma alta de 49%.

Segundo Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), esse aumento indica a absorção de grande parte da isenção de tributos pelos postos de abastecimento. “Os postos estão se beneficiando do caos de sobe e desce de preços e das isenções tributárias do governo. Com reajustes constantes e corte de imposto, o cenário tornou-se propício para o aumento da margem de receita, já que ninguém mais sabe qual seria o preço ‘normal’ dos combustíveis”, afirma.

E se os mercados mostrassem os preços antigos como os postos de gasolina?

Para o economista estes dados demostram a limitação da política de isenção tributária para diminuir o preço dos combustíveis. “Ao invés de mexer no cerne do problema, que é a política de preços da Petrobrás, estamos abrindo mão de dinheiro público em um contexto em que precisamos de mais recursos para dar conta da crise econômica e social por qual o país atravessa. Além de preservar o PPI, o subsídio também possibilitou o aumento do lucro das empresas desta cadeia produtiva”, destaca.

Os cálculos do OSP são baseados em informações semanais de preços de distribuição de combustíveis e da série histórica do levantamento de preços de combustíveis da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com dados até 25 de junho deste ano. O resultado da margem de revenda é a diferença do valor do diesel pago na distribuidora e comercializado na bomba do posto.

Para saber mais sobre o Observatório Social da Petrobrás, acesse as redes sociais:

https://www.facebook.com/observatoriopetrobras
https://www.instagram.com/observatoriopetrobras/
https://twitter.com/obspetrobras

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS