Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 26/Set/2022 às 16:17 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

"É impossível Lula vencer no primeiro turno", diz Bolsonaro

Publicado em 26 Set, 2022 às 16h17

Falando para a própria bolha, Bolsonaro volta a atacar o sistema eleitoral brasileiro e diz que "Lula não junta ninguém [nas ruas], é impossível ele vencer a eleição no primeiro turno"

bolsonaro lula primeiro turno

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma live no domingo 25, em local não identificado, após ser proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral de realizar transmissões de campanha no Palácio da Alvorada. No vídeo, o ex-capitão desafia a Corte Eleitoral a localizá-lo e disse estar “escondido como se fosse um cara das trevas”.

“Será que o TSE sabe onde estou fazendo a live? Ah, escondido, como se eu fosse um cada das trevas. Será que ele está no Alvorada, descumprindo ordem do TSE?”, declarou. “Meus Deus, que preocupação do TSE. A preocupação com a transparência eleitoral vocês não têm. Zero”.

No sábado 24, o ministro Benedito Gonçalves proibiu a utilização da estrutura da residência oficial da Presidência para praticar atos de campanha. O magistrado entendeu que o presidente usou “bens e serviços públicos a que somente tem acesso em função de seu cargo de Presidente da República”.

Bolsonaro recorreu da decisão que chamou de “estapafúrdia” e classificou o entendimento do ministro da Corte Eleitoral como “invasão de propriedade privada”.

O posicionamento inicial do TSE foi referendado por nova decisão proferida pelo ministro relator no domingo. Gonçalves rebateu os argumentos usados pela defesa de Bolsonaro e manteve a proibição da prática de atos eleitorais em estrutura estatal.

Para o ministro, o caso em análise não trata sobre a vida privada do presidente, e sim sobre o uso de bem público para “prática de ato de propaganda explícita”.

Durante a transmissão, Bolsonaro ainda criticou a ministra Cármen Lúcia, que negou pedido do PL para remover vídeos em que o ex-presidente Lula (PT) chama o ex-capitão de genocida.

“Então, Lula pode me chamar de genocida. Agora, do outro lado, o TSE manda tirar vídeos que se referia as ações negativas do PT”, atacou. “É uma parcialidade enorme todos os julgamentos do TSE”.

O presidente também aproveitou para questionar as pesquisas eleitorais que mostram sua desvantagem na corrida pelo Palácio do Planalto. Para ele, seria “impossível” Lula ganhar as eleições no primeiro turno.

“[Lula] não junta ninguém. Vai ganhar no primeiro turno?”, questionou. “Eu acho difícil. Difícil, não. Eu acho impossível. E ponto final”, ignorando as multidões que Lula tem arrastado nos comícios pelo Brasil.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS