Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 15/Set/2022 às 17:05 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Com medo de ser retirada do ar, Jovem Pan manda reduzir elogios a Bolsonaro

Publicado em 15 Set, 2022 às 17h05

Com medo de sofrer sanções da Lei Eleitoral e ser retirada do ar, Jovem Pan faz reunião com seus profissionais para tentar reduzir a quantidade de elogios a Bolsonaro. Também foi ordenado que se evite ataques gratuitos a Lula. Na semana passada, o TSE notificou a emissora por divulgação de notícias falsas contra Lula e espaço desigual de elogios a Bolsonaro durante a cobertura eleitoral

Bolsonaro Jovem Pan
Bolsonaro é bajulado na Jovem Pan (divulgação)

Gabriel Vaquer, Notícias da TV

Com medo de sofrer sanções da Lei Eleitoral e ser retirada do ar, a Jovem Pan fez uma reunião na última segunda-feira (12) com seus profissionais para tentar reduzir a quantidade de elogios a Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato à reeleição. Também foi ordenado que se busque equilíbrio e evite ataques gratuitos a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) notificou a Jovem Pan por divulgação de notícias falsas contra Lula e espaço desigual de elogios a Bolsonaro durante a cobertura da campanha presidencial. O fato assustou a empresa de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha. O órgão regulador das eleições tem monitorado diariamente os programas jornalísticos do canal de notícias.

A chefia de Jornalismo da Jovem Pan pediu a compreensão de chefes dos programas mais visados, como Os Pingos nos Is e 3 em 1. A reunião foi considerada produtiva, mas ainda há consenso de que, no calor do ao vivo, possa haver exageros por parte de alguns comentaristas.

No entanto, o pedido para tentar uma cobertura mais equilibrada e menos pró-Bolsonaro foi aceito, justamente para se evitar algo pior. Mesmo assumidamente simpática à direita e ao atual governo, para a Jovem Pan seria vergonhoso ser retirada do ar por causa de uma cobertura parcial na disputa eleitoral.

Além disso, a Jovem Pan também fez alguns ajustes no comando dos programas que são exibidos no horário nobre do canal pago. O Jornal Jovem Pan tem novo âncora e passou a ser comandado por Daniel Caniato. Já Vitor Brown passou a ser apenas apresentador de Os Pingos nos Is.

Entenda o caso

No último dia 6, a Jovem Pan foi notificada pelo TSE por causa de informações incorretas divulgadas pelo programa 3 em 1. A Justiça entendeu que a atração divulgou notícias falsas sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem feito propaganda sistemática a favor do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

Alguns oficiais de Justiça foram à sede da Jovem Pan, em São Paulo, para entregar o documento à equipe do jornalístico, ancorado por Paulo Mathias com participação de Fábio Piperno, Rodrigo Constantino e Jorge Serrão.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS